Marie Laurencin

Obras disponíveis

Marie Laurencin - Mulheres

Mulheres

gravura em metal
13 x 8 cm
assinatura inf. dir.
Marie Laurencin - Figura Feminina

Figura Feminina

técnica mista sobre papel
23 x 18 cm
assinatura inf. dir.

Leilão de Arte Online

Biografia

Marie Laurencin foi uma pintora,designer e ilustradora francesa que obteve sucesso apesar do mundo da artedominado pelos homens de seu tempo. Ela começou seus estudos em design deporcelana na fábrica da École de Sèvres antes de passar a pintar na AcadémieHumbert em Paris. Na época, entre 1903 e 1904, as aulas eram gratuitas paramulheres. Lá ela conheceu Georges Braque e Francis Picabia, que a apresentaramao seu círculo íntimo de artistas, incluindo aqueles que participaram daoficina Le Bateau-Lavoir em Montmartre, bairro de Paris em que Laurencinnasceu.

Em 1907, ela expôs no Salon des Indépendants. Depois de umasérie de shows, incluindo uma exposição ao lado de Robert Delaunay na Galerie Barbazangesem Paris, Laurencin participou do New York Armory Show em 1913.

Laurencin viveu na Espanha durante a Primeira GuerraMundial, mas acabou voltando para Paris e começou a desenvolver seu próprioestilo, focando no trabalho de figuras e retratos em tons pastéis delicados esombras arejadas. A década de 1920 foi um período importante para Laurencin,pois seu estilo e paleta refinados aumentaram sua popularidade como retratistaentre a elite.

No início dos anos 1930, ela fazia experiências com naturezasmortas e paisagens. Laurencin também foi contratado para projetar cenários efigurinos para vários balés franceses. Ela morreu em Paris em 1956, mas seutrabalho foi homenageado em inúmeras exposições; mais recentemente, em umaretrospectiva no Musée Marmottan em Paris.

Fonte: Guia das Artes

Veja também

Tomie Ohtake - Sem Título
Sem Título
Otto Stupakoff - la troque - frança
la troque - frança
Francisco Rebolo - Cena de Interior
Cena de Interior
Maria Leontina - Sem Título
Sem Título