Escritoriodearte.com > Avaliação de Obras de Arte

Avaliação de Obras de Arte

Agora para realizar sua avaliação, faça seu cadastro, crie um pedido de avaliação e receba a resposta em seu e-mail. Você também poderá acompanhar suas solicitações pelo site.

A avaliação de obras de arte é um processo que envolve inúmeras variáveis não podendo ser descrito com fórmulas ou padrões pré-estabelecidos. Cada obra de arte é única, por isso analisamos algumas características que podem apreciar ou depreciar seu real valor. São as principais:
  • Artista - O fator determinante do valor de uma obra é a autoria da mesma, sendo que artistas da mesma época, escola e técnica podem atingir cotações distintas

  • Assinatura - É muito importante que a assinatura esteja presente. A falta desta pode tornar uma obra autêntica em "atribuída a", depreciando seu valor.

  • Técnica - Outro fator determinante é a técnica utilizada pelo artista. Uma obra do mesmo artista pode valer 10 vezes menos dependendo da técnica utilizada. As obras mais valorizadas são o óleo sobre tela ou madeira e acrílico sobre tela ou madeira. Outras técnicas como guache, têmpera, aquarela, pastel sobre cartão ou papel são menos valorizadas que os óleos. Há ainda os desenhos e as gravuras, técnicas que diminuem o valor.

  • Tamanho - O tamanho de uma obra também influencia em seu valor; geralmente, quanto maior, mais cara (lembrando que existem exceções).

  • Outros – Existem outros fatores que podem influenciar o valor de uma obra de arte, como fase do artista, tema, estado de conservação, histórico, origem da compra, participação em exposições, cenário econômico e câmbio.
Para se determinar o valor real de uma obra, é necessária a análise de um profissional com conhecimento técnico e experiência. Se você necessitar de uma avaliação para compra ou venda de uma obra, nossa empresa especializada em obras de arte, terá prazer em ajudá-lo(a). Também fazemos avaliações para seguro, transações judiciais e perícias.

Consultoria

O escritoriodearte.com está a disposição de seus clientes e parceiros: teremos imenso prazer em atendê-los de forma personalizada, em sua residência ou escritório, para qualquer um de nossos serviços. Além disso disponibilizamos recebê-los para uma visita aos nossos escritório e acervo. Se você gostou de alguma obra específica do site e gostaria de vê-la pessoalmente, agende uma visita através do e-mail lisboa@escritoriodearte.com ou pelo telefone: (11) 3582-2168, que levaremos a obra até o local desejado.

Investimento em Arte

Atualmente, arte não serve apenas para decoração ou status - a maioria dos colecionadores não pensam apenas na estética e na representação artística, mas também como uma forma de investimento. Isso mesmo: obra de arte também é uma diversificação de seus investimentos, e do seu portfólio. Como exemplo, podemos citar o fato da maioria das obras de arte serem cotadas em dólar, o que a torna um grande investimento em tempos de câmbio flutuante, uma ótima opção de proteção patrimonial, além da maior de todas as vantagens: fica sob seu poder e lhe proporcionar prazer.

Apesar disso, quando há a decisão de se comprar uma obra de arte, não se deve ter como única preocupação o retorno do investimento, mas também o valor que a obra agregará à coleção, o que no futuro oferecerá retorno. Para que isso ocorra, devemos respeitar algumas regras, sendo a principal delas a seleção do artista. Como este mercado tem pouca liquidez, a determinação do momento da venda também é outro fator muito importante.

Uma visão leiga pode pregar que a morte de um artista vai valorizar a obra, o que não é uma verdade absoluta - o artista em atividade pode realizar muito mais pela valorização de sua obra do que a valorização que a obra pode sofrer com a sua morte.

No escritoriodearte.com você pode investir em obras de arte com tranqüilidade, pois nossa equipe o auxiliará em caso de dúvida ou caso deseje saber mais sobre o mercado de arte.