Vik Muniz expõe em galeria carioca 30 objetos inéditos no Brasil

O artista Vik Muniz inaugura nesta quarta-feira (13) a mostra “Relicário” na Galeria Laura Alvim, no Rio de Janeiro, com trinta objetos que jamais foram exibidos publicamente no Brasil. Entre o material estão algumas peças criadas para a primeira mostra do artista em uma galeria, em 1989, em Nova York, quando a série foi intitulada “Relíquias”, e outras inéditas, cujos projetos Muniz não conseguiu realizar à época em que foram concebidos.

Vik Muniz – Keith Gollust

Integram “Relicário” exemplares da série “Flora Industrialis” –fotografias de flores artificiais, captadas e catalogadas por Muniz com rigor científico, o país fabricante e o tipo de material usado. São imagens individuais sobre fundo escuro, dispostas de maneira emblemática, lembrando uma fotografia do século 19.

A mostra também reúne obras como um origami –feito de uma só folha de papel branco e que reproduz um origamista–, um crânio com nariz de palhaço, uma ampulheta com um tijolo substituindo a areia, um sarcófago feito de “tupperware”, luvas de seis dedos, uma bola de futebol murcha, uma tocha carbonizada, uma pluma de mármore Carrara, uma mesa de bonsai e uma mala de mármore preto belga com alça de couro