Rodrigo Rosa

OBRAS DO ARTISTA

Este artista não possui obras em nosso acervo.

Você possui uma obra deste artista e quer vender?

Após logar no site, clique em 'Avaliações' e envie sua obra.

BIOGRAFIA

Rodrigo Rosa (1966-2014)

Rodrigo Rosa nasceu em Resplendor (MG), no Vale do Rio Doce, cidade cortada pelos trilhos que levam ao porto de Vitória (ES). Na infância morou em Belo Horizonte, e com sete anos foi com família para Brasilia, cidade em que viveu por mais de 30 anos. Onde também formou-se Mestre em Artes. Deu aulas na Universidade Nacional de Brasília e na Universidade Federal do Espírito Santo. 

Prêmios

7º Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça, da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Críticas

A intenção é a ocupação do lugar, quebrando (espaçadamente) o silêncio por meio das formas, dos volumes, das linhas, das cores e das não-cores. Junto a isto acompanha a questão da invisibilidade da imagem, da forma, e, consequentemente, a visibilidade do espaço.
(...)
A proposta de Rodrigo Rosa é de tornar formas e cores puras sem referências, sem contexto, com uma ordem precisa, mecânica, provocando uma ausência no mundo natural. Com isto, logra contraponto de ritmos, conseguindo equilíbrio de opostos desiguais, mas equivalentes por meio de linhas, retângulos, (retas não existem na natureza), sua ordem e harmonia. Linhas de vitalidade, linhas de tranquilidade, seu equilíbrio dinâmico. Quadros precisos e frios como se feitos à maquina: A disciplina do braço, do corpo, provoca uma discrepância entre o fato físico e o efeito psíquico da cor. Brian O'Doherty consolida a obra de Rodrigo ao propor que "o espaço é hoje apenas o lugar onde as coisas acontecem, as coisas fazem o espaço existir."
Suyan de Mattos

Acervo

MuN - Museu Nacional da Republica Honestino Guimarães - Brasília (DF)

Fonte: Site do Artista

Vídeo

VEJA TAMBÉM

Hilde Weber - Bailarina
Bailarina
Candido Portinari - Transporte de Café
Transporte de Café
Ivald Granato - Sem Título
Sem Título