Escritoriodearte.com > Artistas > Daniel Renault

Daniel Renault

OBRAS DO ARTISTA

Este artista não possui obras em nosso acervo.

Você possui uma obra deste artista e quer vender?

Após logar no site, clique em 'Avaliações' e envie sua obra.

BIOGRAFIA

Daniel Renault (Belo Horizonte MG 1966)

Fotógrafo e publicitário.

Daniel Rabelo Tamm Renault estudou fotografia criativa, publicitária e vídeo na Escola Politécnica de Londres, entre 1985 e 1987. Depois de atuar como assistente nos dois anos seguintes, trabalha como chefe do laboratório e assistente de curadoria do Setor de Fotografia do Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, no período compreendido entre 1989 e 1993. Nesse ano, realiza exposição individual integrando o  projeto Foto de Autor, do MIS. Ainda em 1993, participa da coletiva Fotos Noturnas, promovida pela Aliança Francesa. No ano seguinte, integra exposição coletiva no Paço das Artes de Belo Horizonte e participa da Retrospectiva de Fotografia Brasileira realizada pelo Sesc Pompéia, em São Paulo. Entre 1993 e 1997, realiza cenário fotográfico para a peça teatral Othello, indicada para o prêmio Shell de melhor cenografia. Direciona-se, a partir de 1996, para a fotografia publicitária, montando estúdio próprio e criando a empresa Mamute Mídia, no ano seguinte, para atuar nos campos da mídia interativa e da produção de cd-roms. Desde então, realiza trabalhos para agências, escritórios de design gráfico e relatórios anuais corporativos. Atualmente, Daniel Renault é fotógrafo e editor de fotografia da revista Qual é? do portal Terra.

Comentário crítico

A prática artística de Renault caracteriza-se pela adoção e conjugação de vários gêneros fotográficos. Em 1990, Renault participa do projeto Foto de Autor, promovido pelo Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo. Nas fotos em preto-e-branco apresentadas pelo artista, vemos cenas da metrópole durante a madrugada. O fotógrafo percorre as ruas vazias com sua câmera, registrando praças desertas e trabalhadores da noite, num contraponto ao frenesi que caracteriza a mesma metrópole durante o dia. Fotografando cenas urbanas noturnas, tema recorrente em sua trajetória artística, Renault realiza uma série de cunho documental. Porém, a essa intenção de registro une-se um claro propósito autoral. O artista procura qualificar suas imagens vinculando-as à singularidade de seu olhar. Seleciona enquadramentos, composições e luz de modo a criar um ambiente que reflita seu envolvimento com os lugares que fotografa. Esse hibridismo de gêneros também está presente nos retratos que Renault faz. Em 1991, o artista desenvolve a série Criança, como parte do projeto Documentação Fotográfica do MIS, em 1991. Nesta série, o tema do menor abandonado é trabalhado pelo fotógrafo através de retratos inseridos no cotidiano de um menino de rua, mostrando seu dia-a-dia num cortiço e em instituições de amparo ao menor. Atualmente, Renault possui agência própria, na qual também realiza projetos de fotografia publicitária e corporativa.

Críticas

"Como um conto de Cortázar, as fotografias de Daniel Renault são um fermento que projeta a imaginação para muito além do argumento. São fotos que traduzem, através da luz noturna, a atmosfera que a cidade tem na calada da noite, e que levam o leitor a percorrer um intrigante plano imaginário. Ou será real? Sua sensibilidade fez com que seu trabalho recriasse o espaço na busca do que pode ser a luz urbana.

Daniel Renault é um autor em busca de novas formas. São passeios sensíveis pela atmosfera noturna da cidade, num momento onde esta paisagem é modificada e desenhada pela luz. Daniel leva-nos juntos nesta decolagem flutuando sobre a cidade e seus personagens, aprofundando nosso modo de ver a convencionada realidade".
Eduardo Castanho
Catálogo Na Calada da Noite, MIS - junho de 1990.

Acervos

Instituto Itaú Cultural - São Paulo SP

Exposições Coletivas

1993 - São Paulo SP - Foto de Autor, no MIS/SP
1993 - São Paulo SP - Fotos Noturnas, na Aliança Francesa
1993 - São Paulo SP - Ver o Invisível, no MIS/SP
1993 - Belo Horizonte MG - Ver o Invisível, no Paço das Artes
1994 - São Paulo SP - Retrospectiva da Fotografia Brasileira, no Sesc Pompéia
1997 - São Paulo SP - Processos Alternativos, realizado pela Polaroid, no Sesc

Fonte: Itaú Cultural

VEJA TAMBÉM

Manabu Mabe - Composição Humana n°4
Composição Humana n°4
Antonio Maluf - Sem Título
Sem Título
Carybé - Festa
Festa
Lasar Segall - Tipo Holandês (Homem com Boné)
Tipo Holandês (Homem com Boné)