Concessa Colaço

Obras disponíveis

No momento não possuimos obras de Concessa Colaço em nosso acervo.
Você possui uma obra deste artista e quer vender?
Clique aqui e envie sua obra para avaliação.

Biografia

Concessa Colaço (Lisboa, Portugal, 1929)

É uma artista tapeceira portuguesa, naturalizada brasileira. Filha de Thomaz Robeiro Colaço, advogado e poeta português, e de Madeleine Colaço, Concessa herdou da mãe o talento para a tapeçaria. Seus pais vieram para o Brasil em 1940 e estabeleceram-se na região de Maricá (RJ). Madeleine criou, no Brasil, a primeira técnica de tapeçaria brasileira, que ficou conhecida como “ponto brasileiro”.

Concessa iniciou-se na tapeçaria no final dos anos 60, ampliando a oficina de sua mãe e, assim como sua genitora, também criou um novo ponto, o “corrido”, inspirado nas tapeçarias do século XI, da Rainha Matilde da França. Seus trabalhos utilizam lãs e sedas naturais, nunca materiais sintéticos.

Suas obras possuem amplo reconhecimento nacional e internacional, já tendo sido vendidas para inúmeras celebridades mundiais, tais como, por exemplo, a Rainha Fabiola da Bélgica e a socialite Lourdes Catão, dentre várias outras. Tapeçarias de Concessa Colaço também integram a decoração do Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente do Brasil.

Dedicando-se também, de forma paralela e esporádica, ao campo musical, Concessa Colaço chegou a ter um samba de sua autoria - “A Verdade da Vida” - gravado por Elizeth Cardoso.

Fontes:
https://www.arrematearte.com.br/artistas/concessa-colaco-1929
https://casavogue.globo.com/Interiores/casas/noticia/2016/08/conheca-o-palacio-da-alvorada.html
https://arnaldochieus.blogspot.com/2015/07/concessa-colaco-mestra-tapeceira.html