Joana Vasconcelos

Obras de arte disponíveis

Joana Vasconcelos - Concha

Concha

Fiança Rafael Bordalo Pinheiro pintada com vidrado cerâmico e croché de algodão feito à mão201390 x 115 x 31 cm
Joana Vasconcelos - Jules

Jules

faiança rafael bordalo pinheiro pintada com vidrado cerâmico e croché de algodão feito à mão201415 x 40 x 35 cm
Joana Vasconcelos - Fidela

Fidela

Fiança Rafael Bordalo Pinheiro pintada com vidrado cerâmico e croché de algodão feito à mão201415 x 40 x 35 cm

Biografia

Joana Vasconcelos é uma artista portuguesa conhecida por suas esculturas e instalações de grande escala. Nasceu em 1971, em Paris, França, e retornou a Portugal com a família após a Revolução dos Cravos, em 1974. Formou-se na Escola de Artes Decorativas António Arroio e na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Vive e trabalha em Lisboa.

Desenvolveu uma prática artística baseada na transformação de objetos cotidianos em obras de forte impacto visual e conceitual. Utiliza materiais como têxteis, cerâmicas, plásticos e metais, incorporando técnicas tradicionais portuguesas como o bordado e a azulejaria em uma linguagem contemporânea. Aborda temas como feminilidade, identidade, tradição e modernidade.

Em 2005, expôs na Bienal de Veneza com a instalação A Noiva, feita com mais de 14 mil absorventes internos. Em 2009, recebeu a Ordem do Infante Dom Henrique. Em 2011, apresentou a obra Contaminação na exposição O Mundo Pertence a Você, no Palazzo Grassi, em Veneza. Em 2012, tornou-se a primeira mulher e a mais jovem artista a expor no Palácio de Versalhes.

Representou Portugal na Bienal de Veneza de 2013 com a instalação flutuante Trafaria Praia. Em 2018, realizou a retrospectiva Eu Sou o Teu Espelho no Museu Guggenheim de Bilbao, sendo a única artista portuguesa a expor individualmente no museu. Em 2020, apresentou Valkyrie Mumbet no Massachusetts College of Art and Design Museum, em Boston — sua primeira exposição individual nos Estados Unidos, homenageando a ex-escravizada Elizabeth Mumbet Freeman.

Em 2024, expôs as obras Valkyrie Mumbet e Tree of Life — esta última composta por 110.000 folhas de tecido costuradas à mão — na inauguração do Malta International Contemporary Arts Space (MICAS).

Exposições individuais

2010 – Londres, Reino Unido – I Will Survive, na Haunch of Venison
2012 – Versalhes, França – Valquíria Real, no Castelo de Versalhes
2013 – Veneza, Itália – Trafaria Praia, no Pavilhão Português, 55ª Bienal de Veneza
2018 – Bilbao, Espanha – I'm Your Mirror, no Museu Guggenheim Bilbao
2020 – Boston, EUA – Valkyrie Mumbet, no Museu de Arte MassArt, no Massachusetts College of Art and Design
2023 – Lisboa, Portugal – Plug-in, no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), Belém

Exposições Coletivas

2011 – Lisboa, Portugal – Res Publica, na Fundação Calouste Gulbenkian, Centenário da República

Veja também