Vik Muniz expõe cópias do verso de obras famosas na Fortes Vilaça (SP)

Reproduzir o verso de obras célebres, como “Les Demoiselles d’Avignon”, de Picasso, “Starry Night”, de Van Gogh, e “La Grande Jatte”, de Seurat, e, assim, tentar nos aproximar de suas histórias particulares. Esta é a proposta da mostra “Verso”, de Vik Muniz, que a Galeria Fortes Vilaça (SP) inaugura nesta quinta-feira (29/7). A mostra oferece oito peças tridimensionais, de tamanhos e mídias variadas.
O trabalho é fruto de um processo que durou seis anos. Neste período, Muniz fotografou e estudou grandes obras com a ajuda da equipe e curadores e de conservação de instituições como MoMA (Nova York), Guggenheim (Bilbao) e Art Institute (Chicago), além de um time especializado de artesãos, artistas,

Vik Muniz – MEDUZA MARINARA

falsificadores e técnicos.
Ao entrar na sala, tem-se a impressão de que a exposição está em montagem –os quadros estão no chão, encostados na parede. Um olhar mais atento revela então os autores e os títulos das obras, e traz a certeza de que aquelas obras não poderiam estar ali, já que pertencem a coleções de museus importantes do Brasil e do mundo. A série “Verso” força o espectador a imaginar as obras somente de posse das cópias das etiquetas dos museus por onde passaram. A semelhança com os originais é resultado do trabalho da equipe profissional: após fotografar as obras, cada especialista foi responsável pela execução de um detalhe específico, como molduras, arranhões, manchas e etiquetas.