Antonio Manuel no MAM Rio

 

Antonio Manuel, português radicado no Brasil desde a infância, é um artista multidisciplinar que sua produção artística já transitou entre pintura, gravura, escultura, vídeo, desenho, performance. Agora o MAM (Museu de Arte Moderna) do Rio apresenta 21 obras que representam toda essa multiplicidade. Estão na mostra suas pinturas que por vezes têm furos na tela, para a entrada um trabalho de 1998, “Ocupações/Descobrimentos”, formado por três grandes paredes de tijolos com um buraco em cada uma, incentivando o publico a dar uma espiada. Na instalação, a obra que chama mais a atenção, a exemplo de “Fantasmas” que consiste em um cômodo repleto de pedaços de carvão suspensos por fios, dando a impressão de que estão flutuando.

Para o MAM, fazer essa exposição é como uma espécie de compromisso simbólico: com a sua própria história e com a arte brasileira, ou seja, não é uma exposição retrospectiva, sua orientação não é para o passado, mas focada na atualidade de sua produção, tendo em vista articulações com o que já foi e projeções em direção ao que ainda está por vir. A mostra segue até dia 16 de fevereiro.

Para conhecer mais sobre a história de vida e a produção artística de Antonio Manuel visite nossa página de biografias no link:

https://www.escritoriodearte.com/artista/antonio-manuel