Amilcar de Castro

21 de fevereiro de 2014

Obra inclusa no catálogo do Leilão de Arte James Lisboa – Março de 2014

Um dos nomes chaves na arte pós-moderna brasileira, Amilcar de Castro foi um dos fundadores do movimento Neoconcreto, trazendo em sua obra também uma certa influencia do Concretismo e tornando-se um ponto de transição de um movimento para o outro, torcendo a rigidez concreta e transformando-a literalmente. A transposição do desenho para o tridimensional da escultura é uma das questões mais trabalhadas pelo artista, através da dobra e do recorte em formas geométricas.

Neste caso, a escultura selecionada possui características típicas do trabalho do artista, tais como a dobra do material, o recorte no espaço e a criação de uma forma geométrica (triângulo) a partir de outra (circulo). O dialogo com o ambiente ao redor da obra vai alem do aspecto visual, o tempo e sua ação sobre o trabalho desafiam a resistência do material e criam novos desdobramentos para a obra, semelhante ao que acontece com os trabalhos em aço e ferro do escultor americano Richard Serra. Pode-se dizer também que Amilcar é um artista de grandes dimensões, não apenas em termos de escala no trabalho físico, mas igualmente em sua busca por novas possibilidades para elementos tradicionais das artes plásticas, como a linha e o plano.

Mais informações e catálogo online completo, visite o site:

www.leilaodearte.com

Postado por: Blog Escritório de Arte
Warning: Use of undefined constant rand - assumed 'rand' (this will throw an Error in a future version of PHP) in D:\web\sites\escritoriodearte.com\blog\wp-content\themes\ribbon\single.php on line 36