Marco Aurélio Olímpio

Obras de arte disponíveis

No momento não possuimos obras de Marco Aurélio Olímpio em nosso acervo.
Você possui uma obra deste artista e quer vender?
Clique aqui e envie sua obra para avaliação.

Leilão de Arte Online
Leilão de Arte Online

Biografia

Marco Aurélio Olímpio (São Paulo SP 1962)

Fotógrafo.

Estuda história na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, formando-se em 1998. Começa a carreira como laboratorista do Laboratório Fotográfico do Sesc Pompéia, entre 1992 e 95, trabalhando como técnico em laboratório de Fotojornalismo e Fotopublicidade da PUC/SP entre 1994 e 1998. Como fotógrafo, orienta-se desde cedo para a documentação de shows e espetáculos musicais, assim como o retrato de profissionais desta área.

Críticas

A Fotografia de cantores e músicos em ação não foi até agora bem aproveitada neste país onde a música popular tem tamanha importância para seu povo.

A iniciativa do Sesc Pompéia em promover uma exposição do jovem fotógrafo Marco Aurélio Olímpio tem pois, em primeira instância, o papel de resgate numa área que pode e deve ser fartamente desenvolvida na Música Popular Brasilira.

No jazz, por exemplo, a fotografia é magnificamente explorada há anos e, entre os fotógrafos renomados, há pelo menos dois casos para citar: Hernan Leonard que desde os anos 40 incursiona entre bares e estúdios, para produzir alguns dos amis belos exemplos de fotos em preto e branco, esfumaçadas dos grandes heróis do Jazz, como Duke Ellington e Charlie Parker e, na costa do Pacífico, Willian Claxton que desde os anos 50, com projeção do Jazz West Coast, realiza trabalhos igualmente conhecidos com a geração de Gerry Mulligan, Chet Backer e outros.

Ao promover esse exposição, o Sesc Pompéia não apenas incita que a iniciativa possa ser imitada, mas também apresenta os atraentes trabalhos de Marco Aurélio Olímpio que desde já mostra sua sensibilidade musical, concentrada no pequeno obturador de sua câmera fotográfica e criativamente transformada em imagens. Cada um de nós terá para si nessa mostra, não só a transferência que a percepção do autor teve da essência etérea de cada personalidade, mas também a fascinante possibilidade de devaneios sobre a vida e a arte do artista em foco, através da objetiva de Marco Aurélio Olímpio.
Zuza Homem de Mello

Depoimentos

"A máquina fotográfica é para mim a extensão do palco.

O elo que eleva a cumplicidade das paixões. Foto e Música. No filme em que ele semeia, brota a alegria e a certeza de que o show vai continuar. Meu horizonte se compõe de quadros, fotogramas que roubam da luz do artista a alma iluminada pelas canções.

Minhas cores são branco e preto, pois nelas todas as outras se resumem; e a fotografia, cabe sim, o ofício de colorir a lembrança do que o tempo tentará desbotar.

Cada foto é um parágrafo de uma história que encerra em si o início de infinitas histórias".
Marco Aurélio Olímpio

Exposições Individuais

1993 - São Paulo SP - Modelo Negro, no CCSP
1994 - São Paulo SP - Imagens Musicais, no Sesc Pompéia
1995 - Campinas SP - Imagens Musicais, no CD Station Campinas
1995 - São Paulo SP - A Voz do Brasil, no Sesc Itaquera
1996 - São Paulo SP - Uma Mulher, Uma Canção... , no Zeibar's Paulista
1996 - São Paulo - Retratando a MPB, no Sahy Restaurante e Bar
1997 - São Paulo SP - Negritudes-Os Traços nos Retratos, no Sesc Itaquera
2006 - São Paulo SP - Imagens Musicais, na Casa de Cultura do Tremembé

Exposições Coletivas

1994 - Campinas SP - São Paulo 440, no Itaú Cultural
1994 - São Paulo SP - São Paulo 440, no Itaú Cultural
1994 - São Paulo SP- Mostra de Arte, na Galeria Sesc Paulista
1995 - São Paulo SP - Prata da Casa, Semana de Fotojornalismo, na PUC/SP
2001 - São Paulo SP - Negra Melodia, na AFUBESP

Fonte: Itaú Cultural

Veja também