Benedito José de Andrade (1906 - 1979)
Benedito José de Andrade foi pintor e músico. Passou a infância em Cabreúva, no interior de São Paulo, onde se envolveu com as tradições afro-brasileiras, o que influenciou sua temática artística, centrada na representação da população negra. Mudou-se para São Paulo na década de 1930, onde iniciou sua carreira artística, desenvolvendo uma técnica única para retratar figuras negras com sensibilidade e profundidade.
Atuou principalmente como pintor nas décadas de 1930 e 1940, recebendo prêmios e reconhecimento em exposições locais. Sua obra, que destacava a dignidade e resistência do povo negro, se diferenciava por fugir dos estereótipos da época. Além da pintura, também se dedicou à música, com especial interesse pelo violão, e integrou diversas formas de expressão artística ao longo de sua trajetória.
Formação
ca.1920 - São Paulo SP - Freqüenta o Liceu de Artes e Ofícios, sendo aluno de Viggiani, Panelli e Enrico Vio
Críticas
"Em 1940 passou a se interessar pela pintura de aves, na qual se especializou e se promoveu, sendo reconhecido como único pintor da época naquele gênero. (...) Sendo um artista seguro de si mesmo, Andrade preferia as telas grandes. A época exigia pintura clássica e foi o que o pintor aprendeu. Seu trabalho não sofreu transformação estilística, mas sim uma alteração temática. Seus quadros são coloridos e a técnica adotada é a de empaste. Todos os pintores de empaste mostram nitidamente a grande sensibilidade pela cor. Andrade nunca gostou de pintar de imaginação. Ele achava que a imaginação é o fator indutor primordial do abstracionista".
Marina Garrido Monteiro e outros
SALÃO PAULISTA DE BELAS ARTES, 44. , São Paulo, 1980. Catálogo. Apresentação de Lúcia Ferraz de Arruda Camargo. São Paulo: Galeria Prestes Maia, 1980.
Exposições Coletivas
1945 - São Paulo SP - 11º Salão Paulista de Belas Artes, na Galeria Prestes Maia
1948 - São Paulo SP - 14º Salão Paulista de Belas Artes, na Galeria Prestes Maia - medalha de bronze
1949 - São Paulo SP - 15º Salão Paulista de Belas Artes, na Galeria Prestes Maia - pequena medalha de prata
1951 - São Paulo SP - 16º Salão Paulista de Belas Artes, na Galeria Prestes Maia - Prêmio Prefeitura de São Paulo
1953 - São Paulo SP - 18º Salão Paulista de Belas Artes, na Galeria Prestes Maia
1963 - São Paulo SP - 28º Salão Paulista de Belas Artes
1979 - Poá SP - 1º Salão de Artes Plásticas de Poá - grande medalha de ouro
Exposições Póstumas
1980 - São Paulo SP - 44º Salão Paulista de Belas Artes - homenageado
Fonte: Itaú Cultural