Alexandre Orion

Obras de arte disponíveis

No momento não possuimos obras de Alexandre Orion em nosso acervo.
Você possui uma obra deste artista e quer vender?
Clique aqui e envie sua obra para avaliação.

Biografia

Alexandre Orion (São Paulo SP 1978)

Artista visual, fotógrafo e designer.

Alexandre Orion Criscuolo inicia seu trabalho com grafite e arte pública como autodidata em 1993 e em 2001 com fotografia. Em 2004, gradua-se em artes visuais pela Faculdade Montessori - Famec, São Paulo. Cria, em 2002, o projeto Metabiótica, em que suas pinturas realizadas nos muros da cidade, intencionalmente produzem relações visuais com os transeuntes e o espaço urbano. Essa interação entre as figuras pintadas e as situações reais é registrada em fotografias, que são o resultado final do trabalho. É autor, em parceria com Monica Murakami, do curta-metragem Uma Janela para o Mundo, produzido em 2002, e, em 2004, de Desdobramento Rua Augusta, produzido pela Big Bonsai. No mesmo ano, cria a instalação Desdobramento I, realizada nos elevadores da Galeria Ouro Fino, em São Paulo, durante o Projeto Coisa Fina. Participa, em 2005, das mostras Amalgames Brésiliens, em Mantes-la-Jolie, e Rencontres Parallèles, no Centre d'Art Contemporain de Basse-Normandie, em Hérouville Saint-Clair, ambas na França. Em 2006, inicia a intervenção urbana Ossário, na qual utiliza apenas panos para remover a fuligem impregnada nas paredes do Túnel Max Feffer, na cidade de São Paulo, criando imagens de caveiras humanas.

Críticas

Um Incidente sem Importância

"A proposta de Alexandre Órion poderia ser compreendida como uma instalação urbana ou uma espécie de exercício sobre a representação. No entanto, sua experiência flui além dos limites dos rótulos. Órion cria situações: caminhando por uma rua, certo transeunte anônimo é vítima de um incidente em sua vida. Foi escolhido, se torna personagem. O acaso reuniu artista e personagem numa situação inusitada. Nada mais será como antes. O incidente dura uma fração de segundo, o tempo da fotografia. O local onde ocorre: a própria rua, o espaço da fotografia. Entre o meio-fio do palco e o muro enquanto pano de fundo, um acontecimento, um incidente, mais uma cena do teatro imaginário de Órion: o fragmento (aparentemente) sem importância em que seus personagem se eternizam. Saíram de casa sem nada premeditar. Ao final daquele dia ganharam visibilidade, muito mais que os "quinze minutos de fama" prometidos; ganharam inúmero minutos de exposição na galeria, na mídia, na publicação."
Boris Kossoy
Kossoy, Boris. Um Incidente sem Importância. In: ÓRION, Alexandre; XAVIER, Ana Maria (coord.). Metabiótica; Metabiotics. São Paulo: Via das Artes, 2006. p. 12.

O Ossário Urbano de Orion

"Artista plástico e designer, o paulistano Alexandre Orion há dez anos semeia suas obras de arte nas paredes abandonadas da cidade. Nessas intervenções questiona o que a cidade faz consigo mesma, questiona o incivilizado desprezo pelo lugar em que vivemos. Expõe-se nas madrugadas frias para fixar por um instante o efêmero do seu grafite, para fazer a sua arte do instante, para revelar a delicadeza do que se despreza, para valorizar o que se deprecia. 
Fotógrafo, a fotografia preserva sua obra de rua, ameaçada pela fragilidade de muros e paredes pela vulgaridade que a cerca. Sua obra é uma das vivas expressões da modernidade, artística e efêmera ao mesmo tempo, duradoura no significado e passageira na materialidade. Nos lugares em que pode ser vista, é vista num lampejo."
José de Souza Martins
MARTINS, José de Souza. O ossário urbano de Orion. O Estado de S. Paulo, , 23 set. 2006. Cidades/Metrópole, p. C9.

Acervos

Acervo Banco Itaú S.A. (São Paulo, SP)
Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo/Brasil

Exposições individuais

1995 - São Paulo SP - Trapo, no Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro
2004 - São Paulo SP - Metabiótica, na Pinacoteca do Estado de São Paulo
2004 - São Paulo SP - Metabiótica, na MaxiMídia
2004 - São Paulo SP - Desdobramento I - Instalação desenvolvida nos elevadores da Galeria Ouro Fino - Projeto Coisa Fina
2005 - Paris (França) - Individual, na Sparts Gallery

Exposições Coletivas

1997 - Mambo I e II - Alexandre Órion e Dolly Muniz, no Cassarão da Av. Paulista
2004 - São Paulo SP - Uma Viagem de 450 Anos, no Sesc/Pompéia
2004 - São Paulo SP -  O Olhar Fotográfico do Artista Sobre São Paulo, na Galeria do Foto Cine Clube Bandeirantes
2004 - São Paulo SP -  Passaporte Brasil, no Clube A Hebraica
2004 - São Paulo SP - SP: 450 Pontos de Vista, na Companhia do Metropolitano de São Paulo - Estação Clinicas
2004 - São Paulo SP - Projeto Povos de São Paulo, na Galeria Olido
2004 - São Paulo SP - Prêmio Porto Seguro de Fotografia 2004, no Espaço Porto Seguro Fotografia - selecionado na categoria pesquisas contemporâneas
2004 - São Paulo SP - 8ª Mostra Tangran de Fotografia, no Espaço Tangran
2004 - São Paulo SP - Cidade Mutação, no Sesc/Pompéia
2004 - São Paulo SP - Pequenas Grandes Obras, na Pinacoteca Municipal de Atibaia
2005  - Salvador BA - Coletiva, no Mercado Cultural 
2005 - São Paulo SP - Pequenas Grandes Obras, no Cultural Blue Life,
2007 - São Paulo SP - Itaú Contemporâneo: arte no Brasil 1981-2006, no Itaú Cultural

Fonte: Itaú Cultural