Escritoriodearte.com > Artistas > Valdir Rosaldo Lopes da Cruz

Valdir Rosaldo Lopes da Cruz

OBRAS DO ARTISTA

Este artista não possui obras em nosso acervo.

Você possui uma obra deste artista e quer vender?

Após logar no site, clique em 'Avaliações' e envie sua obra.

BIOGRAFIA

Valdir Rosaldo Lopes da Cruz (Guarapuava PR 1954)

Fotógrafo.

Autodidata, radica-se em Nova York, Estados Unidos, em 1978, onde estuda na Germain School of Photography (1983), e se torna assistente do célebre fotógrafo George Tice, durante os anos de 1986 e 1987. Excelente laboratorista, realiza ampliações para os portfolios de dois grandes mestres da fotografia, Edward Steichen e Horst P. Horst, e passando a ministrar com freqüência cursos e workshops sobre processamento em papéis de prata e de paládio. Inicia em 1994 o projeto pessoal Images of the Rainforest, sobre dez grupos indígenas da região Amazônica, conquistando uma bolsa da Fundação Guggenheim, para continuá-lo, em 1996. É autor do livro Catedral Basílica de Nossa Senhora de Luz dos Pinhais (Nova York, 1996); e possui trabalhos em prestigiosas coleções norte-americanas, como as do Museum of Fine Arts, de Houston, e do Museum of Modern Art - MoMA, de Nova York.

Críticas

"Se a qualidade e a definição das suas imagens somadas à durabilidade é o lógico formal, a paixão é o irracional imaginário, associado à sensibilidade e emoção do artista.

(...) A experiência do olhar é o exercício que o fotógrafo se impôs para evocar, em sua leitura da Catedral Metropolitana de Curitiba - Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, os mistérios das luzes que ocupam o espaço; para ressaltar o clima ritualístico, imposto pela religiosidade e pela monumentalidade; para inventar novos pontos de vista e novas ousadias. O trabalho, de caráter minimalista, flagra todas as delicadezas construtivas do ambiente e possui plasticidade única, pois nossa atenção é atraída para as inesgotáveis aventuras visuais das imagens.

(...) O impacto do ´real´ que sua fotografia provoca choca-se com o mais conservador e o mais arrojado conceito de ´realidade´. Seu olhar pressupõe disponibilidade de outros olhares, novas experiências e conhecer bem as especificidades do nosso tempo.

(...) O ensaio da Catedral Nossa Senhora da Luz dos Pinhais é assumidamente clássico, porque tem o encantamento das primeiras imagens fotográficas impressas e, ao mesmo tempo, é contemporâneo porque recupera a técnica como linguagem, em que cada clarão de luz informa o novo como permanente (re)descoberta."
Rubens Fernandes Junior
Catedral Basilica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais,Valdir Cruz, Brave Wolf Publishing, New York, 1996.

"Apesar da atual desconfiança com relação à fotografia, diante da certeza de que ela não só pode mentir como mente mesmo, de propósito, algumas dessas fotos nos encorajam a supor, como antigamente, serem amostras instantâneas da verdade. Sua própria informalidade e aspecto prosaico, uma relutância, em certos casos, de criar algo por demais estudado ou bonito em excesso, nos convidam a considerá-las como testemunhos. A família concentrada em cortar um animal e os grupos que estão sentados pintando seus corpos ou aguardando o início dos rituais não reparam no fotógrafo, que sem estar invadindo seu espaço pegou um momento emprestado por ter se tornado tão familiar que podem se permitir ignorá-lo.

(...) Em um sentido preponderante o meio formal espelha e sustenta o conteúdo das imagens: a escala de tons de cinza em dégradé sem altos contrastes promove uma sutil afinidade entre a floresta e os seres humanos, uma delicada sensação de uniformidade que reveste o todo. O líder que posa com seus adereços de mando, os homens que emergem da vegetação são todos do mesmo tom do ambiente ao seu redor - uma espécie de metáfora de relance para o sentimento indígena de identificação com a floresta".
Vicki Goldberg
Faces of the Rainforest, Valdir Cruz, Throckmorton Fine Art, Inc. Nova York, 1997.

Acervos

New York Public Library - Nova York (Estados Unidos)
Museum of Modern Art - Nova York (Estados Unidos)
Brooklyn Museum - Nova York (Estados Unidos)
Museum of Fine Arts - Houston (Estados Unidos)
National Arts Club - Nova York (Estados Unidos)
Museu de Arte de São Paulo - Masp - São Paulo SP
Fundação Cultural de Curitiba - Curitiba PR
The Cathedral of St. John the Divine - Nova York (Estados Unidos)

Exposições Coletivas

1982 - Guarapuava PR - Coletiva, no Parque de Exposições Lacerda Werneck
1984 - Nova York (Estados Unidos) - Coletiva, na German Gallery
1987 - Nova York (Estados Unidos) - Coletiva, no National Arts Club
1989 - Nova York (Estados Unidos) - Coletiva, na 242 Gallery
1989 - Poughkeepsie (Estados Unidos) - Coletiva, na Dutch County Arts Association - Barrett House
1989 - São Paulo SP - Coletiva, no MIS/SP
1990 - Nova York (Estados Unidos) - Coletiva, no Bullet Space
1990 - São Paulo SP - Coletiva, na Kim Esteves Gallery
1991 - Curitiba PR - Coletiva, na Fundação Cultural de Curitiba
1991 - Guarapuava PR - Coletiva, na Galeria Banco do Brasil
1991 - Porto (Portugal) - Coletiva, na Unesco
1991 - São Paulo SP - Coletiva, no MIS/SP
1992 - Clinton (Estados Unidos) - Coletiva, no Hunterdon Art Center
1992 - Nova York (Estados Unidos) - Coletiva, na 242 Gallery
1992 - Nova York (Estados Unidos) - Coletiva, na Carla Stellweg/Zocalo, Inc.
1992 - Nova York (Estados Unidos) - Coletiva, no Charas/El Bohio Cultural and Community Center
1992 - Nova York (Estados Unidos) - Coletiva, no The Camera Club of New York (Benefit Auction)
1992 - São Paulo SP - 2ª Coleção Pirelli/Masp de Fotografias, no Masp
1992 - São Paulo SP - Portraits of Artists, no Masp
1993 - São Paulo SP - Coletiva, na Collectors Photo Gallery
1993 - São Paulo SP - Fotografia Brasileira Contemporânea, no Sesc Pompéia
1993 - São Paulo SP - Coletiva, no MIS/SP
1994 - Nova York (Estados Unidos) - Coletiva, na Bonni Benrubi Gallery
1994 - Nova York (Estados Unidos) - Coletiva, na Devereux Demetriat Gallery
1994 - Nova York (Estados Unidos) - Coletiva, na The Cathedral of St. John the Divine
1995 - Nova York (Estados Unidos) - Coletiva, na St. Peters Church
1995 - São Paulo SP - Coletiva Brasileira de Retratos Anos 80 e 90, no Espaço Cultural Faap
1996 - Bogotá (Colômbia) - Imagenes de Brasil. Coleção Pirelli/Masp de Fotografias, na Casa do Brasil
1996 - Buenos Aires (Argentina) - Imagenes de Brasil. Coleção Pirelli/Masp de Fotografias, no Museo Nacional de Bellas Artes
1996 - Caracas (Venezuela) - Imagenes de Brasil. Coleção Pirelli/Masp de Fotografias, no Museo de Arte Contemporáneo de Caracas Sofía Imber
1996 - Houston (Estados Unidos) - Coletiva, na FotoFest
1996 - Nova York (Estados Unidos) - Coletiva, no Brooklyn Museum
1996 - Rio de Janeiro RJ - Coletiva, na LGC Arte Hoje Gallery
1996 - São Paulo SP - Coletiva, no Masp
1998 - São Paulo SP - Amazônicas, no Itaú Cultural
1999 - Wolfsburg (Alemanha) - Brasilianische Fotografie 1946 bis 1998, no Kunstmuseum Wolfsburg
2001 - Itatiba SP - Fotógrafos Brasileiros, no Centro Mandala
2002 - São Paulo SP - Visões e Alumbramentos: fotografia contemporânea brasileira da coleção Joaquim Paiva, na Oca
2003 - Rio de Janeiro RJ - Acervo/Aquisições, na LGC Arte Hoje
2006 - Liège (Bélgica) - 5ª Biennale Internationale de la Photographie et des Arts Visuels de Liège Brasil, no Centre Culturel Les Chiroux

Fonte: Itaú Cultural

VEJA TAMBÉM

Sylvio Pinto - O Porto
O Porto
Burle Marx - Araruama
Araruama
Burle Marx - Itambira II
Itambira II