Escritoriodearte.com > Artistas > Pérez Rubio

Pérez Rubio

OBRAS DO ARTISTA

Este artista não possui obras em nosso acervo.

Você possui uma obra deste artista e quer vender?

Após logar no site, clique em 'Avaliações' e envie sua obra.

BIOGRAFIA

Pérez Rubio (Oliva de la Frontera, Espanha 1896 - Rio de Janeiro RJ 1977)

Pintor.

Timoteo Pérez Rubio iniciou seus estudos em desenho, em Badajoz, Espanha, em meados de 1914. No ano seguinte ingressa na Escola de Belas Artes San Fernando, em Madri e posteriormente recebe uma bolsa para paisagistas e estuda no antigo Mosteiro do Pilar. Entre 1922 e 1928, recebe uma bolsa de estudos e viaja para Roma, Itália. De volta a seu país de origem, participa ativamente do movimento da vanguarda artística espanhola, ao lado de Llorca, Buñuel e Dali. Em 1931, é nomeado subdiretor do Museu de Arte Moderna de Madri e, em 1936, preside a Junta Geral do Tesouro Artístico espanhol, trabalhando na defesa de museus e bibliotecas contra os bombardeios, ocasionados pela Guerra Civil Espanhola. Em 1939, deixa seu país por motivos políticos, transportando para Genebra, Suíça, todo o tesouro artístico espanhol - não só o acervo dos museus como as coleções particulares - para protegê-lo da Guerra Civil. Em 1940, muda-se para o Rio de Janeiro.

Críticas

"(...) Com seu retorno à Espanha, em 1928, verificou-se uma transformação na sua obra, substituindo a paisagem e o retrato por trabalhos de sugestão surrealista e lírica; o retrato, no entanto, voltou a impor-se, realista tecnicamente, mas contendo um clima poético, de certo modo alegórico. (...)"
Roberto Pontual
PONTUAL, Roberto. Dicionário das artes plásticas no Brasil. Apresentação de Antônio Houaiss. Textos de Mário Barata et al. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.

"(...) A longa fase brasileira de Pérez Rubio, iniciada em 1940 e só concluída com sua morte, caracteriza-se pelo isolamento e pela solidão em que trabalhou, o que explica a pouca repercussão crítica de sua produção. (...) Esse silêncio é incompreensível tanto mais que Pérez Rubio foi pintor admirável, autor de retratos e de paisagens que se destacam pela solidez do desenho e da composição, pelo vibrante colorido e pela originalidade de que dão mostra".
José Roberto Teixeira Leite
LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.

Exposições Individuais

1942 - Rio de Janeiro RJ - Individual, no MNBA
1943 - Rio de Janeiro RJ - Individual, no MEC
1973 - Rio de Janeiro RJ - Individual, na Galeria Intercontinental

Exposições Coletivas

1944 - Rio de Janeiro RJ - 50º Salão Nacional de Belas Artes, no MNBA

Fonte: Itaú Cultural

VEJA TAMBÉM

Yolanda Mohalyi - Três Circulos
Três Circulos