Escritoriodearte.com > Artistas > Manoel Affonso Ferreira

Manoel Affonso Ferreira

OBRAS DO ARTISTA

Este artista não possui obras em nosso acervo.

Você possui uma obra deste artista e quer vender?

Após logar no site, clique em 'Avaliações' e envie sua obra.

Leilão de Artes Online

BIOGRAFIA

Manoel Affonso Ferreira (Campinas SP 1913)

Pintor autodidata.

Trabalha como médico no Instituto Penido Burnier, em Campinas, São Paulo. Em paralelo, participa de duas edições da Exposição dos Médicos Artistas, em 1979 e em 1981, no Centro de Convivência Cultural de Campinas. Em 1982, expõe na Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna de São Paulo, também conhecida como o "clubinho". No ano seguinte, realiza individual na Galeria Croqui, em Campinas.

Críticas 

"Gostaria de usar o adjetivo surpreendente para caracterizar esta exposição de óleos de Manoel Affonso no Barzinho do Museu. Surpreendente, primeiro porque se trata de um médico atuando no Instituto Penido Burnier, de Campinas. E surpreendente segundo porque, pintor no lazer à margem da profissão, gerou uma pintura grávida da maior influência universal, e que se identifica com a linha mais rica da pintura moderna, que é a criação impressionista. Ainda surpreendente é o fato de nascer uma grande pintura, não na carreira do artista profissional mas na pintura do interior da casa, do prazer e da alegria de criar para fruir o mundo circundante"...
Francisco Luiz de Almeida Salles
AFFONSO, Manoel. Manoel Affonso: pinturas. Apresentação Fábio Penteado; texto Francisco Luiz de Almeida Salles. Campinas: Croqui Galeria de Arte, 1983. il. color.

"A pintura do Maneco atrai e agrada, logo à primeira vista, pela espontaneidade e mais ainda pela força de sua linguagem poética que acontece de maneira sempre singela. Nas telas de Maneco, as cores harmoniosas nunca falam muito alto e o tempo todo parecem estar agradecendo pela gentileza como são tratadas e pelo convívio com a timidez muito valiosa que o artista Maneco não consegue esconder - felizmente. Para conhecer melhor o Maneco pintor é preciso dar uma volta e olhar o desenho do passarinho pernalta, uma espécie de marca registrada do Maneco, que ele grava de cada uma de suas telas e que eu acho que é ele próprio, espiando a reação das pessoas".
Fábio Penteado
AFFONSO, Manoel. Manoel Affonso: pinturas. Apresentação Fábio Penteado; texto Francisco Luís de Almeida Salles. Campinas: Croqui Galeria de Arte, 1983. il. color.

Exposições Individuais

1983 - Campinas SP - Individual, na Galeria Croqui

Exposições Coletivas

1979 - Campinas SP - Exposição dos Médicos Artistas, no Centro de Convivência Cultural de Campinas
1981 - Campinas SP - Exposição dos Médicos Artistas, no Centro de Convivência Cultural de Campinas
1982 - São Paulo SP - Coletiva, na Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna de São Paulo

Fonte: Itaú Cultural

VEJA TAMBÉM

Oscar Satio Oiwa - Estudo de Folhas do Projeto "Chuva Dourada" no Ateliê Kiose
Estudo de Folhas do Projeto "Chuva Dourada" no Ateliê Kiose
Otto Stupakoff - la troque
la troque
Walter Lewy - Sem Título
Sem Título