Escritoriodearte.com > Artistas > Luiz Pinto

Luiz Pinto

OBRAS DO ARTISTA

Este artista não possui obras em nosso acervo.

Você possui uma obra deste artista e quer vender?

Após logar no site, clique em 'Avaliações' e envie sua obra.

Leilão de Artes Online

BIOGRAFIA

Luiz Pinto

Sete Lagoas, 19 de agosto de 1939, São Paulo , 23 de agosto 2012

Pintor, desenhista, ilustrador e professor brasileiro.

Sob a inspiração dos grandes expoentes acadêmicos dos séculos XIX e XX, e com a orientação dos artistas plásticos Edgar Walter e Guignard, Luiz Pinto iniciou sua carreira na década de 50 em Sete Lagoas, MG.

No início, suas obras eram representações da realidade, apresentadas de maneira livre e fiel ao seu caráter e origem: paisagens rurais, igrejas barrocas, casebres, fundos de quintal, curvas de estrada e naturezas mortas que representavam a simplicidade do cotidiano rural mineiro. Entre as décadas de 60 e 80, sua admiração convergiu para a obra dos mestres nacionais: Almeida Jr., Baptista da Costa, Antônio Parreiras, Eliseu Visconti, Oswaldo Teixeira e especialmente para a obra de seu mestre e amigo Edgar Walter, personagem fundamental no seu desenvolvimento técnico.

A pintura da paisagem passou a ser sua temática principal e objetivo de seus estudos. Pesquisas sobre luz, diversidade cromática e soluções de composição eram seus recursos para obter o colorido e a harmonia exata na reprodução das nossas nuances tropicais. Sua pintura busca o silêncio e uma contemplação quase religiosa. Explora a natureza na intenção de penetrar em seu significado e manifestar um reflexo de paz e calma. Suas obras refletem este amadurecimento.

Ao transferir residência e ateliê de Belo Horizonte para São Paulo, outros aspectos fundamentais foram acrescidos em sua carreira: o mercado de arte, o convívio com outros artistas, o início de sua atividade como professor de pintura, participação em exposições e em Salões de Belas Artes, primeiro como concorrente e depois como jurado.

É reconhecido como um dos principais representantes de arte figurativa no Brasil. Em seus quadros prevalece a paisagem, mas agora sob a influência paulista: a riqueza das fazendas do ciclo do café, trechos de praia, naturezas mortas sofisticadas e exuberância da Mata Atlântica.

A partir da década de 80, através de frequentes viagens à Europa, busca contato direto com similares fora do país. Pesquisa características temáticas e soluções paisagísticas exploradas pelos grandes mestres clássicos e artistas contemporâneos europeus, em instituições culturais como museus, galerias de arte e bibliotecas.

Influenciado pelos hábitos, clima, cores e arquitetura europeia, iniciou sua última fase. Tendo sempre a paisagem como elemento fundamental, agora o plano se aproxima do apreciador. Suas mesas são um convite à convivência. Fruto do amadurecimento emocional e evolução técnica, suas obras partem para uma experiência impressionista. Poucas pinceladas já lhe bastam realizar suas intenções. Luzes e cores são exploradas em todas as suas manifestações naturais e as infinitas possibilidades de composição se tornam um exercício quase lúdico dos sentidos.

Alheio aos rumos da arte contemporânea, Luiz Pinto se manteve em toda sua carreira como no início: fiel ao seu caráter e origens. Proporcionando aos apreciadores de suas obras a experiência do prazer através do olhar.

&ldquoQuando eu pinto um quadro procuro transmitir toda felicidade que estou sentindo através dele. Somente quando as pessoas captam esta mensagem, me sinto realizado no meu oficio." Luiz Pinto

Curriculo

1939 - Nasce em 19 de agosto, Sete Lagoas, MG.

1955 - Inicia estudos à pintura com os artistas Edgar Walter, Guignard e Marzano.

1960 - Transfere residência de Sete Lagoas para Belo Horizonte, MG.

1960 / 1980 - Realiza trabalhos como desenhista arquitetônico, desenhista de publicidade, ilustrador e diretor de arte em diversas agências de publicidade em Belo Horizonte, MG.

1980 - Passa a frequentar com mais regularidade o atelier do artista plástico Edgar Walter, em Petrópolis, RJ, onde define sua temática com principal destaque para as paisagens.

1981 - Participa de Exposição Coletiva realizada pela Galeria Chanca, Brasília, DF.

1982 - Realiza Exposição Individual na Art's Gallery, com a totalidade das obras adquiridas por colecionadores, Belo Horizonte, MG.

1983 - Participa de &ldquoExposição Coletiva de Pinturas, sob o tema: Sete Lagoas: Ontem e Hoje&rdquo, Sete Lagoas, MG. - Participa de Exposição Coletiva na Galeria Mestre Athaíde, Belo Horizonte, MG. - Recebe Prêmio de Aquisição no "2o. Salão Acadêmico de Belas Artes - SABA", Ribeirão Preto.

1984 - Recebe Medalha de Bronze no "Salão da S.P.E.P.", Petrópolis, RJ. - Participa do &ldquo1º Salão Acadêmico de Belas Artes de Campinas&rdquo, Campinas, SP. - Participa de Exposição Coletiva na Universidade de Viçosa, Viçosa, MG. - Participa de Exposição Coletiva na Galeria Pró-Música, Juiz de Fora, MG. - Recebe Medalha de Bronze no "Salão Antônio Parreiras", Juiz de Fora, MG. - Recebe Medalha de Prata no "Salão da U.N.A.P.", Belo Horizonte, MG.

1985 - Transfere residência e atelier de Belo Horizonte para São Paulo, SP. - Realiza com reconhecido sucesso, Exposição Individual na Galeria Espaço das Artes, Ribeirão Preto, SP. - Recebe Medalha de Ouro no "Salão Antônio Parreiras", Juiz de Fora, MG. - Recebe Medalha de Ouro no "Salão da S.P.E.P.&rdquo, Petrópolis, RJ.

1986 - Dedica-se na divulgação e envio de suas obras para Galerias e Leilões de Arte em diversos estados do país, principalmente cidades do estado de São Paulo, como Ribeirão Preto, Santos, Campinas, Presidente Prudente, Sorocaba, Franca, Piracicaba, entre outras.

1987 - Participa de Exposição Coletiva realizada pela Sociedade Hípica de São Paulo, SP. - Participa da "6ª Exposição de Artistas Contemporâneos", promovida pela Sociarte, São Paulo, SP.

1988 - Participa da "7ª Exposição de Artistas Contemporâneos", promovida pela Sociarte, São Paulo, SP.

1989 - Catalogado nas &ldquoArtes Plásticas Brasil Volume 03", de Maria Alice & Júlio Louzada / Júlio Louzada Publicações.

1989 / 1990 - Inicia com viagem à Europa, estudos de aprimoramento de técnicas, em diversos museus da Holanda, Itália, França, Espanha e Portugal.

1991 - Começa a ministrar aulas de pintura.

1992 - Participa como membro da Comissão de Júri do &ldquo9º Salão Poços-Caldense de Belas Artes&rdquo, Poços de Caldas, MG. - Participa da &ldquo1ª Mostra de Arte&rdquo da Fundação Instituto de Ensino para Osasco, Osasco, SP. - Participa como membro da Comissão de Júri do &ldquo3º Concurso de Posters&rdquo, realizado pela Sociedade Consular de SP, São Paulo, SP.

1993 - Membro do júri de Seleção e Premiação do "11º Salão de Artes Plásticas de Araraquara", Araraquara, SP. - Recebe em Sessão Solene, Placa de Homenagem, em ocasião da comemoração do 55º aniversário de Emancipação Político-administrativa do Município de Soledade de Minas, em agradecimento por retratar e divulgar as paisagens locais em suas obras, Soledade de Minas, MG. - Membro do Júri de Premiação da "1ª Mostra de Artes Plásticas da Galeria Fin&rsquoArt", São Paulo, SP. - Participa da 12ª &ldquoExposição de Artistas Contemporâneos", promovida pela Sociarte, São Paulo, SP. - Participa da Exposição Coletiva no Atelier Costa Junior, São Paulo, SP. - Participa de Exposição Coletiva, juntamente com seus alunos, no Anthiquárius Antiguidade, São Paulo, SP.

1994 - Participa como Júri Acadêmico de Seleção das obras do &ldquo18º Salão de Artes Plásticas de São João da Boa Vista&rdquo, São João da Boa Vista, SP. - Membro da Comissão Julgadora da 2ª Mostra &ldquoO Despontar da Arte&rdquo, realizada pela Galeria Fin&rsquoArt, São Paulo, SP.

1995 - Catalogado no &ldquoLe Guide MAYER: 33ª année&rdquo, França. - Realiza Exposição Individual promovida pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, SP. - Realiza Exposição Individual promovida pela Prefeitura do Município de Jaboticabal, Jaboticabal, SP. - Participa da Exposição &ldquoGrande Coletiva de Verão&rdquo, na Cavalier Galeria de Arte, Brasília, DF.

1996 - Participa do Projeto &ldquoAmerican Express OFF GALLERY&rdquo, SP.

1997 - Participa does Projeto &ldquoAmerican Express OFF GALLERY&rdquo, SP. - Realiza Exposição Individual promovida pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, SP. - Retorna à Europa dando sequência aos estudos de aprimoramento de técnicas em museus de Madri, Barcelona e Lisboa. - Realiza Exposição Individual promovida pela Coordenadoria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de Orlândia, Orlândia, SP.

1998 - Membro da Comissão Julgadora do &ldquoVII Salão Brasileiro de Belas Artes - SABART&rdquo, Ribeirão Preto, SP. - Participa de Exposição &ldquoColetiva de Primavera&rdquo, Galeria André, São Paulo, SP. - Participa da &ldquoI Bienal de Artes Visuais&rdquo de São João da Boa Vista, SP. - Participa de Exposição Coletiva &ldquoPaisagens&rdquo, Galeria de Arte André, São Paulo, SP. - Viaja ao Norte da Itália, na qual desenvolve nova temática com clima, cores e arquitetura.

1999 - É convidado a ter uma de suas obras reproduzida na capa do Catálogo "Artes Plásticas Brasil - Volume 11", de Maria Alice & Júlio Louzada / Júlio Louzada Publicações. - Viaja para New York, para aprimoramento de técnicas em visitas ao &ldquoThe Metropolitan Museum of Art&rdquo. - Participa do Projeto OFF GALLERY "Arte Brasileira Contemporânea", da Júlio Louzada Publicações em todas as suas edições. - Realiza Exposição Individual na AMCHAM Art Gallery, São Paulo, SP. - Participa da Exposição Coletiva "Flores e Paisagem" na Galeria de Arte André, São Paulo, SP. - Participa de Exposição Coletiva, na Galeria de Arte André, São Paulo, SP.

2000 - Membro da Comissão Julgadora do "IX Salão Brasileiro de Belas Artes - SABART" Ribeirão Preto, SP.

2001 - Participa de Exposição Coletiva OFF GALLERY "Arte Brasileira Contemporânea", em Brasília, DF. - Realiza Exposição Individual na Academia de tênis em Brasília, DF. - Participa de Exposição Coletiva "Retrato da Ilha" na Sede da Secretaria da Cultura de Ilha Bela, SP. - Participa de Exposição Coletiva no Espaço Arte M. Mizrahi, São Paulo, SP. - Participa de Exposição Coletiva "Movimento das Cores" na Galeria de Arte André, São Paulo, SP.

2002 - Participa do I Leilão "Arte Solidária" realizada pela Fundação Gol de Letra, na Estação Júlio Prestes - São Paulo, SP.

2003 - Membro da Comissão Julgadora do &ldquoXII Salão Brasileiro de Belas Artes - SABART &rdquo Ribeirão Preto, SP. - Participa de Exposição Coletiva realizada pela Art Factory, no Hotel Intercontinental, São Paulo, SP. - Participa de Exposição Coletiva &ldquoPinturas em Pequenos Formatos&rdquo pela Art Factory, São Paulo, SP.

2004 - Participa de Exposição Coletiva &ldquoAs Cores da Vida&rdquo, realizada pela Art Factory, no Hotel Intercontinental, São Paulo, SP. - Participa de Exposição Individual &ldquoEm Terras Brasileiras&rdquo, no Espaço Cultural Cargill, São Paulo, SP.

2005 - Participa de Exposição promovida pelo Banco BNP Paribas Brasil, São Paulo, SP. - Participa de Exposição Coletiva &ldquoÍndios Brasileiros&rdquo, realizada no Espaço Cultural IV Centenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, SP. - Participa de Exposição Coletiva &ldquoGrandes Acadêmicos no Brasil&rdquo na Galeria de Arte Errol Flynn, Belo Horizonte, MG.

2006 - Participa de Exposição Coletiva &ldquo10 Artistas do Brasil&rdquo pelo Banco BNP Paribas, São Paulo, SP.

2007 - Participa de Exposição Coletiva na Galeria de Arte Marcelo Neves, São Paulo, SP. - Participa de Exposição Coletiva realizada Errol Flynn, Belo Horizonte, MG. - Participa de Exposição Coletiva Bel Galeria de Arte & Leilão, São Paulo, SP. - Participa de Exposição Coletiva no Espaço Arte Mizrahi, São Paulo, SP.

2008 - Participa de Exposição Coletiva realizada Errol Flynn, Belo Horizonte, MG. - Membro da Comissão Julgadora do &ldquoSalão Acadêmico de Belas Artes&rdquo de Itanhaém. - Realiza exposição individual no Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos, São Paulo, SP. - Membro da Comissão Julgadora do &ldquoSalão Acadêmico de Belas Artes de Piracicaba&rdquo, Piracicaba, SP.

2009 - Realiza exposição individual no Aeroporto Internacional de São Paulo / Guarulhos, São Paulo, SP. - Participa de Exposição Coletiva &ldquoHomenagem ao Ano França-Brasil&rdquo, realizada no Espaço Cultural IV Centenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, SP.

2010 - Participa da 11ª Mostra Artefacto 2010, no ambiente da Designer de Interiores Juliana Pinto, realizada no Shopping D&D, São Paulo, SP.

2011 - Participa como júri no &ldquo59º Salão de Belas Artes de Piracicaba&rdquo, Piracicaba, SP.

2012 - Suas obras participam constantemente dos acervos de galerias de arte e leiloes do país. - Início da elaboração do livro &ldquoLuiz Pinto - Paisagens de uma Vida&rdquo, com sua biografia e catalogação de obras. - Falece em 23 de agosto, aos 73 anos em São Paulo, SP

VEJA TAMBÉM

Francisco Stockinger - Figura Feminina
Figura Feminina
Carybé - A Tentação de Santo Antonio
A Tentação de Santo Antonio
Ivan Serpa - Mulheres com Bichos 2
Mulheres com Bichos 2
Ivan Serpa - Nu Feminino
Nu Feminino