Escritoriodearte.com > Artistas > Leda Gontijo

Leda Gontijo

OBRAS DO ARTISTA

Este artista não possui obras em nosso acervo.

Você possui uma obra deste artista e quer vender?

Após logar no site, clique em 'Avaliações' e envie sua obra.

BIOGRAFIA

Pintora, escultora, designer e ceramista, nasceu em Juiz de Fora (MG) em 1915. É professora de cerâmica e escultura no seu próprio ateliê, em Lagoa Santa (MG). Foi premiada com a Medalha Machado de Assis, outorgada pela Academia Brasileira de Letras (ABL), pelos trabalhos São Tomás de Aquino e Santo Agostinho (1964).

Participou das seguintes coletivas: Artistas Mineiros, Museu de Artes Populares de Belo Horizonte (1960) XXIV Exposição Internacional de Cerâmica, Faenza, Itália (1966) I Exposição de Cerâmica, Santarém, Portugal (1966) 6 Expressões de Arte Mineira, Galeria Guignard de Belo Horizonte (1982) Guignard e Seus Alunos, Betim, (1990) Consolidação da Modernidade em Belo Horizonte, Museu de Artes Populares de Belo Horizonte (1996). Fez as seguintes individuais: Galeria do Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos de Belo Horizoznte (1956-58) Automóvel Clube de Minas Gerais de Belo Horizonte (1958) Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte (1960) Galeria Santa Rosa, no Rio de Janeiro (1963) Iate Tênis Clube, no Rio de Janeiro (1970) Sociedade Cultural e Artística Brasileira, no Raio de Janeiro (1970) Galeria Minart, em Belo Horizonte (1973) Palácio das Artes,em Belo Horizonte (1980) Galeria Cacuá, no Rio de Janeiro (1982) Galeira La Bitta Central D'Arte, em Roma, Itália (1989) Centro Cultural Casarão do Sindicato dos Artistas Plásticos de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Tem obras no Museu de Hamburgo, Alemanha na Academia Brasileira de Letras no Rio de Janeiro no Museu de Artes Populares, no Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais e na Praça Raul Soares, em Belo Horizonte e na Prefeitura de Guarapari, no Espírito Santo.

Fonte: FGV CPDOC

VEJA TAMBÉM

Tomie Ohtake - Sem Título
Sem Título
Giselda Leirner - Barcelona
Barcelona
Mario Zanini - Barcos
Barcos