Escritoriodearte.com > Artistas > Francisco Leopoldo e Silva

Francisco Leopoldo e Silva

OBRAS DO ARTISTA

Este artista não possui obras em nosso acervo.

Você possui uma obra deste artista e quer vender?

Após logar no site, clique em 'Avaliações' e envie sua obra.

BIOGRAFIA

Francisco Leopoldo e Silva (Taubaté SP 1879 - São Paulo SP 1948)

Escultor.

Inicia seus estudos de escultura e modelagem no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, sob orientação de Amadeu Zani; e freqüenta a Academia de França junto com Victor Brecheret (1894-1955). Em 1911, viaja para Roma (Itália) como pensionista do Governo Estadual de São Paulo, regressando ao Brasil em 1914. Retorna a Roma no ano seguinte, quando estuda com o escultor Arturo Dazzi no Instituto de Belas-Artes.

Críticas

"São atributos, queremos crer, da arte de Francisco Leopoldo e Silva, um entranhado amor à forma humana, umamor que, mesmo fiel à anatomia do corpo, observado e traduzido em toda a sua solidez, volumetria e proporção, não sacrifica à verdade a poesia, a invenção; um deliberado repúdio às tendências mais arrojadas já em voga ao tempo de seus estudos em Roma, fosse por questões de seu temperamento inclinado aos ideais clássicos, fosse por dificuldades geradas por um meio no qual aparentemente não soube ou não pôde desenvolver-se; enfim, um métier extremamente competente, o domínio do ofício, herança da velha tradição oriunda de outras eras".
José Roberto Teixeira Leite
Expressões do corpo na escultura de Rodin, Leopoldo e Silva, De Fiori, Brecheret, Bruno Giorgi. Texto Jacques Vilain, Daisy Valle Machado Peccinini de Alvarado, José Roberto Teixeira Leite, Mayra Laudanna, Tadeu Chiarelli; introdução Emanoel Araújo. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1995.

Acervos

Instituto Itaú Cultural - São Paulo SP
Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo/Brasil

Exposições Coletivas

1915 - Roma (Itália) - Coletiva
1919 - Roma (Itália) - Coletiva com Victor Brecheret, na Casina del Pincio
1922 - Rio de Janeiro RJ - 29ª Exposição Geral de Belas Artes, na Enba - pequena medalha de ouro
1923 - Rio de Janeiro RJ - 30ª Exposição Geral de Belas Artes, na Enba

Exposições Póstumas

1986 - São Paulo SP - Dezenovevinte: uma virada no século, na Pinacoteca do Estado
1995 - São Paulo SP - Expressões do Corpo na Escultura de Rodin, Leopoldo e Silva, De Fiori, Brecheret e Bruno Giorgi, no Espaço Cultural do Banco Safra
1998 - Santos SP - Expressões do Corpo na Escultura de Rodin, Leopoldo e Silva, De Fiori, Brecheret e Bruno Giorgi, no Sesc Santos

Fonte: Itaú Cultural

VEJA TAMBÉM

Cildo Meireles - Sem Título
Sem Título
Karl Plattner - Carnaval
Carnaval
Aldemir Martins - Sem Título
Sem Título