Escritoriodearte.com > Artistas > Ed Viggiani

Ed Viggiani

OBRAS DO ARTISTA

Este artista não possui obras em nosso acervo.

Você possui uma obra deste artista e quer vender?

Após logar no site, clique em 'Avaliações' e envie sua obra.

BIOGRAFIA

Ed Viggiani (São Paulo SP 1958)

Fotógrafo.

Em 1976, Edson Viggiani Júnior inicia graduação em ciências sociais na Universidade de São Paulo - USP, mas não conclui o curso. Começa a carreira de fotojornalista em 1978, em São Paulo, como freelancer do Jornal da Tarde e da revista Manchete. No início dos anos 1980, radica-se em Fortaleza, onde trabalha para o jornal O Povo e como assistente do fotógrafo Chico Albuquerque (1917-2000). Retorna à capital paulista em 1984, e integra a equipe das revistas IstoÉ e Veja. Em 1987, cria a Agência Fotograma Fotojornalismo e Documentação, com Rosa Gauditano (1955) e Emidio Luisi (1948). Nesse período, colabora nos jornais Folha de S. Paulo e Jornal do Brasil. Em 1991, seu projeto Irmãos de Fé, sobre manifestações religiosas no Brasil, ganha o prêmio The Mother Jones International Fund for Documentary Photography, nos Estados Unidos. No mesmo ano, recebe o prêmio de melhor exposição da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) com a mostra individual Matando o Tempo a Golpe de Luz, realizada em São Paulo. Desde 1992, atua como fotógrafo autônomo nas áreas editorial, institucional e de documentação, e coordena, em 1998, a exposição e a edição do livro Brasil Bom de Bola. No fim da década de 1990, com Antonio Augusto Fontes (1948), Elza Lima (1952), Celso Oliveira (1957) e Tiago Santana (1966), participa do projeto Brasil sem Fronteiras, cujos ensaios são reunidos no livro homônimo lançado em 2001. Ganha o Prêmio J. P. Morgan de Fotografia, em 1999, e publica o livro Brasileiros Futebol Clube, em 2006.

Comentário Crítico

Assim como outros fotojornalistas brasileiros que, sobretudo a partir dos anos 1980, realizam ensaios documentais sobre temas regionais e sociais, Ed Viggiani dedica-se ao registro de trabalhadores e de festas religiosas em diferentes regiões do Brasil. Documenta a procissão dos farricocos, em Goiás Velho, Goiás, a romaria do padre Cícero em Juazeiro do Norte, Ceará, e a festa de Círio do Nazaré, em Belém, entre outras manifestações populares. Destaca-se também pelas séries de fotos sobre ícones culturais como o futebol e a presença da televisão no cotidiano dos brasileiros.

Viggiani freqüentemente compõe seus enquadramentos com muitos elementos. A informação não é dada de imediato, pois o fotógrafo cria obstáculos ao olhar do espectador ocupando a imagem com figuras e objetos em contra-luz, desfocados ou borrados pelo movimento. Quando mostra a situação com clareza, costuma destacar o que é aparentemente supérfluo ao caráter informativo da foto, mas que, do ponto de vista gráfico e estrutural, é fundamental na ordenação dos objetos e sujeitos da cena.

Seu trabalho procura seguir a tradição do fotodocumentarismo internacional representada pela agência Magnum Photos, fundada em 1947 por Robert Capa (1913-1954), Henry Cartier-Bresson (1908-2004), David Seymour (1911-1956) e George Rodger (1908-1995). Segundo esse modelo, nenhum registro é imparcial e, portanto, o fotógrafo se posiciona politicamente ao conciliar conteúdo e estética, por meio dos assuntos, flagrantes e pontos de vista que elege.

Críticas

"Fragmentos do aqui e agora, traços de um instante perdido que chamusca a imagem. Ampliando a ação do olhar, que apresenta um espaço conscientemente percebido, a câmera de Viggiani revela um espaço que o homem percorre inconscientemente.

Na busca dessas imagens, o repertório do fotógrafo apresenta algumas características recorrentes. As mais importantes são a exploração dos reflexos, a construção de espaços que se abrem em múltiplas direções e o jogo com o par movimento x imobilidade.

(...) O móvel e o imóvel se atraem e se repelem, numa metáfora instantânea da vida. O inconsciente visual se revela nessas fotos como as experiências inconscientes se revelam na psicanálise".
Ricardo Anderáos
Anderáos, Ricardo. Exposição mergulha no inconsciente visual. Folha de S. Paulo, São Paulo, 24 abr. 1991. Ilustrada, p. 9.

Acervos

Acervo Fundação Suíça para a Fotografia - Zurique (Suíça)
Acervo Camerawork Gallery - Londres (Inglaterra)
Acervo Galeria Fotoptica - São Paulo SP
Acervo Casa de Fotografia Fuji - São Paulo SP
Coleção Pirelli/Masp de Fotografias - São Paulo SP

Exposições Individuais

1991 - São Paulo SP - Matando o Tempo a Golpe de Luz, na Galeria Fotoptica
1991 - Rio de Janeiro RJ - Matando o Tempo a Golpe de Luz, na Funarte. Galeria de Fotografia
1993 - São Paulo SP - Paris em Preto-e-Branco, no Museu de Arte de São Paulo Assis

Exposições Coletivas

1978 - Trindade para os Trindadeiros
1979 - Rio de Janeiro RJ - 1ª Mostra de Fotografia, na Funarte. Galeria de Fotografia
1980 - São Paulo SP - O Homem Brasileiro e Suas Raízes Culturais, no Masp
1981 - México - 2º Colóquio Latino-Americano de Fotografia
1984 - Havana (Cuba) - 3º Colóquio Latino-Americano de Fotografia, na Casa das Américas
1985 - São Paulo SP - Art Brut, no Cine Metrópole
1988 - Rio de Janeiro RJ - Brasil, Cenários e Personagens, na Funarte e no Ministério das Relações Exteriores
1988 - Rio de Janeiro RJ - Preto no Branco, na Funarte
1989 - Washington (Estados Unidos) - Fotografia Latino-Americana de los Ochenta, no Art Museum of the Americas
1990 - Rio de Janeiro RJ - Um Certo Brasil, no CCBB
1990 - São Paulo SP - 5 Anos de Fotojornalismo na Revista Goodyear, na Galeria Fotoptica
1990 - Washington (Estados Unidos) - Images of Silence, no Art Museum of the Americas
1991 - São Paulo SP - A Paulista no Papel, no Masp
1992 - Londres (Inglaterra) - Turning the Map - Images from the Americas, na Camerawork Gallery
1992 - São Paulo SP - 4 Elementos, na Casa Fuji de Fotografia
1992 - São Paulo SP - As Melhores Fotos da Década de 80, na Galeria Fotoptica
1992 - São Paulo SP - Coleção Pirelli/Masp de Fotografias, no Masp
1992 - Zurique (Suíça) - Brasilien: entdeckung und selbstentdeckung, no Kunsthaus
1993 - Carolina do Norte (Estados Unidos) - 13 Concerned Photographers, no The Light Factory Photo Arts Center
1993 - Paris (França) - Mother Jones: le prix international de la photographie de reportage - 1990/1991/1992, no FNAC
1993 - São Paulo SP - Domicio, Gil e Seus Amigos, na Construtora Arão Sahm
1993 - São Paulo SP - Fotografia Brasileira Contemporânea: anos 50 a 90, no Sesc Pompéia
1993 - São Paulo SP - Paris em Preto e Branco, no Masp
1995 - Belém PA - 14º Salão Arte Pará, na Fundação Rômulo Maiorana
1995 - São Paulo SP - Contatos e Confrontos: o índio e o branco, no MIS/SP
1995 - São Paulo SP - Coletiva Brasileira de Retratos Anos 80 e 90, na Faap
1995 - São Paulo SP - Símbolos, Amuletos e Talismãs nas Crenças Populares e nas Grandes Religiões, no Sesc Pompéia
1997 - Santiago (Chile) - El Brasil de los Brasileiros, na Contra Luz Galeria
1997 - São Paulo SP - Sertões, no Itaú Cultural
1998 - São Paulo SP - Fronteiras, no Itaú Cultural
1998 - São Paulo SP - Brasil Bom de Bola, no MIS/SP
1998 - Rio de Janeiro RJ - Brasil Bom de Bola, no Museu da República
1998 - Recife PE - Brasil Bom de Bola, na Galeria do Ibeu
1998 - Fortaleza CE - Brasil Bom de Bola, na Galeria Observatório
1998 - Paris (França) - Brasil Bom de Bola, no Museu do Louvre
1998 - Amsterdã (Holanda) - Brasil Bom de Bola
1998 - Madri (Espanha) - Brasil Bom de Bola
1999 - São Paulo SP - Prêmio J. P. Morgan de Fotografia, no MAM/SP - prêmio ensaio
1999 - Wolfsburg (Alemanha) - Brasilianische Fotografie 1946 bis 1998, no Kunstmuseum Wolfsburg
2000 - Curitiba PR - Brasil sem Fronteiras, no Centro Cultural Solar do Barão
2000 - Curitiba PR - Fé, no Centro Cultural Solar do Barão
2000 - Recife PE - Imagens de Fronteira, no Observatório Cultural Malakoff
2000 - São Paulo SP - A Fotografia no Espelho, no Espaço MAM - Villa-Lobos
2000 - São Paulo SP - Entre a Arte e o Design: acervo do Mam, no MAM/SP
2000 - São Paulo SP - Brasil em branco e preto: 50 fotografias da coleção do MAM, no MAM/SP
2001 - Houston (Estados Unidos) - Brasil sem Fronteiras, no Houston Center for Photography
2001 - Pittsburg (Estados Unidos) - Brasil sem Fronteiras, no Silver Eye Center for Photography
2001 - São Paulo SP - Mar de Luz, na Casa da Fotografia Fuji
2002 - São Paulo SP - Fotografias no Acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo, no MAM/SP
2004 - São Paulo SP - São Paulo 450 Anos: a imagem e a memória da cidade no acervo do Instituto Moreira Salles, no Centro Cultural Fiesp

Fonte: Itaú Cultural

VEJA TAMBÉM

Enrico Bianco - Vaso de Flores
Vaso de Flores
Otto Stupakoff - Sem título
Sem título
Aldo Bonadei - Paisagem com Casario
Paisagem com Casario
Eduardo Sued - Sem Título
Sem Título