Escritoriodearte.com > Artistas > Conde de Agrolongo

Conde de Agrolongo

OBRAS DO ARTISTA

Este artista não possui obras em nosso acervo.

Você possui uma obra deste artista e quer vender?

Após logar no site, clique em 'Avaliações' e envie sua obra.

BIOGRAFIA

Conde de Agrolongo (Leitões, Portugal 1853 - Lisboa, Portugal 1929)

Fotógrafo.

Industrial, proprietário da Fábrica de Fumos Veado (a mais importante empresa do gênero no século passado, fundada, em 1874, na cidade do Rio de Janeiro), foi um dos pioneiros da fotografia amadora no país. Um dos raros autores oitocentistas a, comprovadamente, realizar nus fotográficos no Brasil, dedicou-se também às paisagens e às composições alegóricas, durante as décadas de 1880 e 1890. Foi o responsável pela difusão em massa das imagens fotográficas no país, ao distribuir como brinde para os clientes de sua empresa, uma coleção de centenas de fotografias estereoscópicas diferentes, muitas das quais de sua própria autoria, acompanhadas dos respectivos visores durante a última década do século dezenove.

Acervos

Coleção Fichel David Chargel - Rio de Janeiro RJ
Coleção Roberto Pedroso - Rio de Janeiro RJ
Coleção José Pereira de Andrade - Rio de Janeiro RJ
Coleção Waldyr Cordovil - Rio de Janeiro RJ

Críticas 

"Infatigável pesquisador dos fatos e das figuras relevantes da vida fluminense, Emmanuel de Macedo Soares deu mais uma inestimável contribuição para o estudo da história local ao identificar o autor das vistas estereoscópicas distribuídas como brinde pela Grande Manufactura de Fumos e Cigarros Marca Veado na virada do século: o próprio dono da empresa, o conde de Agrolongo.

(...) É interessante ressaltar que esta campanha promocional dos cigarros Veado fez do conde de Agrolongo certamente o maior divulgador da fotografia estereoscópica no Brasil, sem qualquer outra pessoa que possa lhe ombrear neste setor".
Pedro Vasquez
VASQUEZ, Pedro, Niterói e a fotografia, 1858-1958, Fundação Niteroiense de Artes, Niterói, 1994, pp. 57 e 64.

Fonte: Itaú Cultural

VEJA TAMBÉM

Yugo Mabe - Koe XI
Koe XI
Candido Portinari - Transporte de Café
Transporte de Café