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Charles Landseer

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BIOGRAFIA

Charles Landseer (Londres, Inglaterra 1799 - idem 1879)

Pintor, desenhista, gravador.

Inicia seu aprendizado artístico com o pai, o gravador e arqueólogo John Landseer (1769 - 1852), e aperfeiçoa-se com pintor Benjamin Robert Haydon (1786 - 1846). Em 1816, ingressa na Royal Academy of Arts, em Londres. O artista integra a missão diplomática chefiada pelo embaixador inglês Charles Stuart, que vem ao Brasil em 1825 para negociar os termos do reconhecimento da independência do país, onde permanece por pouco mais de um ano. Realiza cerca de 300 desenhos e aquarelas, registrando cenas cotidianas observadas em viagens realizadas por Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Pernambuco. Ao retornar a Londres, o artista dedica-se a pinturas histórica e de gênero. Entre 1851 e 1873, torna-se o principal instrutor da Royal Academy of Arts. O conjunto de seus trabalhos feitos no Brasil, que ficou em posse de Charles Stuart, compõe o Álbum de Highcliffe, que conta também com desenhos do pintor francês Debret (1768 - 1848) e dos ingleses William John Burchell (1781 - 1863) e Henry Chamberlain (1796 - 1844). As obras de Landseer são localizadas em 1924 pelo historiador Alberto Rangel, que publica, com Candido Guinle de Paula Machado, o livro Landseer, em 1972. Em 1999, o Álbum de Highcliffe passa a integrar o acervo do Instituto Moreira Salles - IMS.

Comentário Crítico

O pintor inglês Charles Landseer inicia seu aprendizado artístico com o pai, o gravador e arqueólogo John Landseer (1769 - 1852), e aperfeiçoa-se em seguida com Benjamin Robert Haydon (1786 - 1846). Em 1825, Charles Landseer integra a missão diplomática chefiada por Charles Stuart, que vem ao Brasil para mediar os termos do reconhecimento da independência do país. Permanece aqui por pouco mais de um ano, realizando nesse período cerca de 300 desenhos e aquarelas, nos quais registra cenas cotidianas observadas em suas viagens pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Pernambuco. Nesses trabalhos, procura representar tipos populares, como escravos, lavadeiras e, ainda, os tropeiros de São Paulo ou o sertanejo de Pernambuco. O conjunto dessas obras, que fica em posse de Stuart, compõe o Álbum de Highcliffe, que conta ainda com alguns desenhos do pintor francês Debret (1768 - 1848) e dos ingleses William John Burchell (1781 - 1863) e Henry Chamberlain (1796 - 1844).

Landseer realiza vários desenhos e pinturas que têm como tema a paisagem do Rio de Janeiro, como a tela Vista do Pão de Açúcar Tomada da Estrada do Silvestre (ca.1827), anteriormente atribuída ao viajante inglês William Havel, mas que, segundo o estudioso Carlos Martins, deve ser atribuída a Landseer pela comparação com os desenhos existentes no álbum. Em seu retorno à Inglaterra, o artista dedica-se à pintura de gênero e de história.

Críticas

"Nesses escorços do canhenho do Brasil, provindos da sua mão de principiante, florescem os preliminares de uma arte, que se tornou mais completa, reforçada e solene, concorrida à fecundidade e riqueza do patrimônio artístico da Inglaterra. Mas, sobretudo e particularmente, aos brasileiros interessam esses desenhos de ocasião pelo discípulo de Haydon e jovem adido à embaixada mediatária de 1825".
Alberto Rangel
MACHADO, Candido Guinle de Paula. Charles Landseer. São Paulo, Candido Guinle de Paula Machado, 1972.

Acervos

Coleção Brasiliana Fundação Estudar - São Paulo SP
Instituto Moreira Salles - Rio de Janeiro RJ
Museus Castro Maya - Rio de Janeiro RJ

Exposições Coletivas

1827 - Inglaterra - The British Institution, onde apresenta pela primeira vez trabalhos sobre o Brasil

Exposições Póstumas

1999 - Rio de Janeiro RJ - O Brasil Redescoberto, no Paço Imperial
2000 - São Paulo SP - Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento, na Fundação Bienal
2004 - São Paulo SP - São Paulo 450 Anos: a imagem e a memória da cidade no acervo do Instituto Moreira Salles, no Centro Cultural Fiesp

Fonte: Itaú Cultural

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