Salvador Dalí

Obras de arte disponíveis

No momento não possuimos obras de Salvador Dalí em nosso acervo.
Você possui uma obra deste artista e quer vender?
Clique aqui e envie sua obra para avaliação.
Leilão de Arte Online

Biografia

Salvador Dalí (1904 - 1989)

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol (Figueres, Catalunha, Espanha, 11 de maio de 1904 - Figueres, Catalunha, Espanha – 23 jan 1989)

Salvador Dalí
Salvador Dalí

Salvador Dalí foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. Sua obra pictórica chama a atenção pela ímpar combinação de imagens bizarras, como nos sonhos, com uma técnica acadêmica, tradicional, similar à dos artistas da renascença. Além de seu trabalho na pintura, poucos conhecem a sua enorme versatilidade, pois algumas de suas obras mais populares são esculturas e outros objetos. Dalí realizou ainda interessantes contribuições ao teatro, moda, fotografia, cinema (tendo trabalhado com o mestre do suspense, Alfred Hitchcock), comerciais de televisão e até no campo do design, criando logotipos para produtos.
Desde a infância, Dalí demonstrou interesse pelas artes plásticas. Iniciou sua educação artística na Escola de Desenho Municipal. Em 1916, durante férias de verão em Cadaquès, descobriu a pintura impressionista. Suas primeiras obras, como "Moça à janela", enquadradas numa linha naturalista e minuciosa, já produziam uma ambígua sensação de irrealidade, que se acentuaria posteriormente. Em 1921, entra para a Escola de Belas Artes de São Fernando, em Madri, mas acaba por ser expulso da instituição em 1926, pois afirmava que ninguém ali era suficientemente competente para o avaliar.

Nos quadros fazia experiências com o cubismo e o dadaísmo. Tornou-se amigo do poeta Federico García Lorca e do cineasta Luis Buñuel.

Salvador Dalí
Salvador Dalí

Em 1928, persuadido pelo pintor catalão Joan Miró, transferiu-se para Paris e aderiu ao movimento surrealista. Foi por essa época que conheceu a mulher do poeta Paul Éluard, Gala,(Elena Ivanovna Diakonova, uma imigrante russa) que se tornaria sua companheira e modelo pelo resto da vida. Colaborou então com Luis Buñuel, em dois filmes célebres, Un chien andalou (Um cão andaluz, 1929) e L'Âge d'or (A idade de ouro, 1930).

É a partir daí que irão surgir os melhores trabalhos do mestre catalão, que, com alguma experiência, e desejando o reconhecimento, irá pintar seus melhores trabalhos, em especial "Persistência da Memória", com a icônica imagem dos relógios derretidos. Em 1939 é expulso do grupo artístico surrealista, pois estes adotavam em quase sua totalidade a orientação política marxista, e Dalí, por sua vez se declarava anarco-monárquico. De fato, enquanto vários artistas eram "esquecidos" em meio ao regime franquista, Dalí era prestigiado pela sua admiração pela monarquia e por Franco.

Uma peculiaridade de sua obra era a admiração por certos quadros, que acaba por "citar" indefinidas vezes em seu trabalho. Entre essas pinturas estão "A última ceia", de Leonardo da Vinci, "As meninas", de Velázquez, "Angelus", de Millet, "A batalha de Tetuan", de Meissonier, e "A rendeira", de Vermeer de Delft (seu pintor favorito). Elas aparecem pintadas nos quadros de Dali em diversas formas, sob diversas condições, como sombras, desmembradas, analisadas em diversas dimensões, em sombras, relevos, etc.

Dalí morreu de pneumonia e falha cardíaca na cidade onde nasceu e foi sepultado no átrio principal de seu teatro-museu. Suas últimas obras datam de 1983.

Frases de Salvador Dali

“Desenhar é a honestidade da arte. Não há possibilidade de enganar. Ou é bom ou é ruim.”

“Deus inventou os homens, e os homens inventaram o sistema métrico.”

“Não tenho medo nenhum da perfeição – nunca atingirei isso.”

“Eu não uso droga: Eu sou a droga.”

“Inteligência sem ambição é um pássaro sem asas.”

“A única diferença entre eu e um louco é que eu não sou louco!”

“A única coisa que o mundo não terá suficiente é o exagero.”

“Há alguns dias que eu penso que vou morrer de overdose de satisfação.”

“Aqueles que não querem imitar algo, não produzem nada.”

“Arte moderna é quando se resolve comprar um quadro para esconder uma parte da parede cuja pintura está descascando e, depois de examinar umas 50 obras, se chega à conclusão de que o melhor mesmo será deixar como está.”

“Eu vivo em permanente estado de ereção intelectual.”

“Não tenha medo da perfeição. Você nunca vai atingi-la.”

“A diferença entre as lembranças falsas e verdadeiras é a mesma das jóias: as falsas sempre aparentam ser as mais reais, as mais brilhantes.”

“Como posso querer que meus amigos entendam as coisas loucas que passam pela minha cabeça, se eu mesmo, não entendo?”

“Surrealismo irá, pelo menos, ter servido para dar prova de que a experimentação total da esterilidade e das tentativas de automatizações terem ido longe demais e de terem conduzido a um sistema totalitário… Hoje, a preguiça e a total falta de técnica chegaram ao seu paroxismo no significado psicológico da atual utilização da faculdade.”

Principais obras de Salvador Dalí

1922 - Cabaret Scene e Night Walking Dreams 
1925 - Large Harlequin and Small Bottle of Rum
1926 - Basket of Bread e Girl from Figueres 
1927 - Composition With Three Figures e Than Blood
1929 - O Grande Masturbador
1929 - Os Primeiros Dias da Primavera 
1931 - A Persistência da Memória
1931 - A Velhice de Guilherme Tell
1932 - O Espectro do Sex Appeal, 
1932 - O Nascimento dos Desejos Líquidos
1932 - Pão-antropomorfo catalão 
1933 - Gala Com Duas Costeletas de Carneiro em Equilíbrio Sobre o Seu Ombro 
1936 - Canibalismo de Outono
1936 - Construção Mole com Feijões Cozidos
1938 - España 1938
1937 - Metamorfose de Narciso
1937 - Girafa em Chamas 
1940 - A Face da Guerra 
1943 - Poesia das Américas
1944 - Galarina e Sonho Causado Pelo Voo de uma Abelha ao Redor de Uma Romã um Segundo Antes de Acordar 
1945 - A Cesta do Pão
1946 - A Tentação de Santo Antônio 
1949 - Leda Atômica
1949 - Madona de Portlligat.
1951 - Cristo de São João da Cruz 
1954 - Crucificação ("Corpus Hypercubus")
1956 - Natureza-Morta Viva 
1958 - Rosa Meditativa 
1959 - A Descoberta da América por Cristóvão Colombo 
1970 - Toureiro Alucinógeno 
1972 - La Toile Daligram 
1976 - Gala Contemplando o Mar 
1983 - The Swallow's Tail

Fonte: Pensador UOL, SuaPesquisa

Veja também