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Pablo Picasso


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BIOGRAFIA

Pablo Picasso (1881 - 1973)

Picasso foi pintor, escultor e desenhista, um dos principais artistas plásticos do século XX.

Nasceu em Málaga (Andaluzia), filho de María Picasso y López e José Ruiz Blasco. Em torno do seu nascimento surgiram várias lendas, algumas das quais Picasso se esforçou a promover. Segundo uma delas, Picasso nasceu morto e a parteira dedicou a sua atenção à mãe acamada. Só o médico, Don Salvador, o salvou de uma morte por asfixia soprando-lhe fumo de um charuto na face. O fumo fez com que Picasso começasse a chorar.

"A arte lava longe da alma a poeira da vida cotidiana."
Pablo Picasso

O seu nascimento no dia 25 de outubro de 1881, às onze e um quarto da noite, seria assim descrito por Picasso aos seus biógrafos, que a publicavam de boa vontade. Roland Penrose, um dos mais conhecidos biógrafos de Picasso, procurou nas suas origens a razão da sua genialidade e da sua abertura à arte, algo natural na compreensão de um gênio. Na geração dos seus pais são vários os vestígios. O seu pai era pintor e desenhista, de bem medíocre talento.

Don José, dedicava-se a pintar os pombos que pousavam nos plátanos da Plaza de la Merced, perto da sua casa. Ocasionalmente, pedia ao filho para lhe acabar os quadros. A linhagem paterna possibilitou-se estudar até ao ano de 1541. Da descendência materna pesquisada, Dona María contava entre os antepassados com dois pintores. As feições de Picasso são também semelhantes às da mãe. Os primeiros dez anos de vida de Pablo são passados em Málaga. O salário pequeno do pai como conservador de museu e professor de desenho na Escuela de San Telmo, a custo assegurava o sustento da família. Quando lhe ofereceram uma colocação com melhor remuneração no Instituto Eusébio da Guarda no norte do país, à hesitação sobrepôs-se a necessidade, e junto com a família, don José parte para a Corunha, capital de província à beira do Oceano Atlântico.

"Quando eu era criança, minha mãe me disse: 'Se você se tornar um soldado, você vai ser um general. Se você se tornar um monge, você vai ser o papa. " Em vez disso, tornou-se um pintor e acabou como Picasso. "
Pablo Picasso

Os desenhos de infância de Picasso representavam cenas de touradas. Sua primeira obra, preservada, era um óleo sobre madeira, pintada aos oito anos, é chamada O Toureiro. Picasso conservou esse trabalho toda a sua vida, levando-o consigo sempre que mudava de casa. Anos mais tarde pintou outro quadro semelhante, A morte da mulher destacada e fútil. Picasso está zangado e rebelde. Este quadro é claramente uma expressão injuriosa da sua relação com a mulher. A preocupação principal do pai com o pequeno Pablo era o seu aproveitamento escolar, mas nem por isso dispensou a oportunidade de fomentar o talento do filho. Desenhar foi desde cedo a forma mais adequada de Picasso se exprimir e, talvez por isso, secundário.

Recusa claramente o ensino usual, e encarrega-se ele próprio da sua formação artística. Com treze anos, e seguindo o modelo do pai, Picasso atingira já a perícia do progenitor (que também não era de grande refinamento). Ao contrário do que apontam algumas listas, Picasso era destro, como se pode ver no célebre documentário The Mystery of Picasso.

A família transferiu-se novamente, desta vez a Barcelona, na Primavera de 1895, e a prova de admissão na escola de arte La Lonja é feita com sucesso. Os trabalhos que deveria apresentar ao fim do mês, Pablo apresentava-os ao fim de poucos dias, ao cabo que o seu trabalho se destacava, inclusive, do dos finalistas. Com catorze anos, Picasso conseguia superar as exigências de uma conceituada academia de arte. Trabalhos académicos, que segundo o próprio, ao cabo de vários anos o assustavam. Os trabalhos que fazia colocavam-no na série de conceituados pintores de Barcelona, como Santiago Rusiñol e Isidro Nonell, e o seu quadro A Primeira Comunhão é exposto na célebre exposição da época na cidade. Apesar de ter optado por uma temática religiosa, este não deixa de ser um acontecimento privado, do plano familiar. Apesar de realista e de satisfazer as exigências académicas, por outro lado a obra acaba por ser uma tentativa de conbate ao convencionalismo.

Depois de uma estadia em Málaga, em 1897 instala-se em Madrid.

Entre Madrid e Barcelona

Em Madrid, instalado num novo atelier, inscreve-se na mais próspera e conceituada academia de artes espanhola, a Real Academia de Belas-Artes de São Fernando. Constantemente, visita o Museu do Prado, onde copiava os grandes mestres, captava-lhes o estilo e tentava imitá-lo, o que se revelou, por um lado, um avanço, pois desenvolvia capacidade efémeras, e por outro lado, uma esagnação de um génio criativo limitado à cópia do trabalho dos históricos, cujas obras também vieram a ser alvo de uma revisitação e reinterpretação de Picasso em fases mais avançadas.

Porém, a sua estadia em Madrid é interrompida. No início de Julho daquele ano, Picasso adoece com escarlatina e a recuperação obriga-o a retornar a Barcelona, rocolhendo-se logo a seguir com Manuel Pallarés, seu amigo, para a aldeia Horta de Ebro nos Pirinéus. O recolhimento ajudou-o a restabelecer novos e ambiciosos projectos que levou a cabo assim que regressou a Barcelona. Afastara-se da academia e do lar paterno, e procurava abrir-se às inovações da arte espanhola, mantendo-se em contacto com os seus representantes mais célebres. O espaço de culta da vanguarda espanhola era o café Els Quatr Gats. Ali conheceu os modernistas e reivalizou com a arte destes, influênciada pela Arte Nova francesa e pelas vanguardas britências.

Em 1900, nas instalações do mesmo estabelecimento, abre ao público a sua primeira exposição. Entretanto, o desejo de conhecer Paris aumentava

Picasso em Paris

Após iniciar como estudante de arte em Madrid, Picasso fez sua primeira viagem a Paris (1900), a capital artística da Europa. Lá morou com Max Jacob (jornalista e poeta), que o ajudou com a língua francesa. Max dormia de noite e Picasso durante o dia, ele costumava trabalhar à noite. Foi um período de extrema pobreza, frio e desespero. Muitos de seus desenhos tiveram que ser utilizados como material combustível para o aquecimento do quarto.

Em 1901 com Soler, um amigo, funda uma revista Arte Joven, na cidade de Madri. O primeiro número é todo ilustrado por ele. Foi a partir desta data que Picasso passa a assinar os seus trabalhos simplesmente &ldquoPicasso&rdquo, anteriormente assinava &ldquoPablo Ruiz y Picasso&rdquo.

Na fase azul (1901 a 1905), Picasso pintou a solidão, a morte e o abandono. Quando se apaixonou por Fernande Olivier, suas pinturas mudaram de azul para rosa, inaugurando a fase rosa (1905-1906). Trabalhava durante a noite até o amanhecer. Em Paris, Picasso conheceu um selecto grupo de amigos célebres nos bairros de Montmartre e Montparnasse: André Breton, Guillaume Apollinaire e a escritora Gertrude Stein.

Na fase rosa há abundância de tons de rosa e vermelho, caracterizada pela presença de acrobatas, dançarinos, arlequins, artistas de circo, o mundo do circo. No verão de 1906, durante uma estada em Andorra, sua obra entrou em uma nova fase marcada pela influência das artes gregas, ibérica e africana, era o protocubismo, o antecedente do cubismo. O célebre retrato de Gertrude Stein (1905-1906) revela um tratamento do rosto em forma de máscara.

Em 1912, Picasso realizou sua primeira colagem, colou nas telas pedaços de jornais, papéis, tecidos, embalagens de cigarros.

Apaixonou-se por Olga Koklova, uma bailarina. Casaram-se em 12 de julho de 1918. Neste período o artista já se tornara conhecido e era um artista da sociedade. Quando Olga engravidou, criou uma série de pinturas de mães com filhos.

Entre o começo e o fim da 2ª Guerra Mundial (1939-1945), dedica-se também à escultura, gravação e cerâmica. Como gravador, domina as diversas técnicas: água-forte, água-tinta, ponta-seca, litogravura e gravura sobre linóleo colorido. Além disso, sua dedicação à arte escultórica era esporádica. Cabeça de Búfalo, Metamorfose é um grande exemplo de seu trabalho com esse meio. É considerado um dos pioneiros em realizar esculturas a partir de junção de diferentes materiais.

Em 1943, Picasso conhece a pintora Françoise Gilot e tem dois filhos, Claude e Paloma e encontrou um pouco de paz e pintou Alegria de Viver.

Em 1968, aos 87 anos, produziu em sete meses uma série de 347 gravuras recuperando os temas da juventude: o circo, as touradas, o teatro, as situações eróticas. Anos mais tarde, uma operação da próstata e da vesícula, além da visão deficiente, põe fim às suas actividades. Como uma honra especial a ele, no seu 90ª aniversário, são comemorados com exposição na grande galeria do Museu do Louvre. Torna-se assim o primeiro artista vivo a expor os seus trabalhos no famoso museu francês. Pablo Picasso morreu a 8 de abril de 1973 em Mougins, França com 91 anos de idade.

Diz-se que levou toda a sua vida a saber pintar como uma criança.

Seu nome completo: Pablo, em homenagem a seu tio, cônego da catedral da cidade; e, Diego, como seu avô patern e José, como seu pai, nono filho de Diego; e Francisco de Paula, como seu avô materno; e Juan Nepomuceno, como seu padrinho; e ainda Maria de los Remedios, e Cipriano de la Santissima Trinidad ; Picasso era o sobrenome de sua mãe. . 

Ficou assim: Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Maria de los Remedios Cipriano de la Santissima Trinidad Ruiz y Picasso.

Cronologia

1881 - 25 de Outubro. Nasce em Málaga Pablo Ruiz Picasso, filho de Maria Picasso Lopez e José Ruiz Blasco.
1881 - 21 de Novembro. É batizado na Igreja de Santiago em Málaga, pelo padre José Fernández Quintero, que também havia celebrado o casamento de seus pais.
1888 - Influenciado pelo pai, começa a desenhar e pintar.
1893/1894 - Picasso dá início a seu trabalho artístico sob a orientação do pai.
1896 - Frequenta as aulas de desenho de La Lonja é muito elogiado nos exames de admissão à escola.
1897 - Faz parte do grupo boémio de Barcelona a primeira exposição é realizada em Els Quatre Gats, a sede do grupo a primeira crítica sobre seu trabalho é publicada em La Vanguardia. Faz amizade com Jaime Sabartés e outros jovens artistas e intelectuais, que o introduzem no universo dos movimentos de pintura modernos (Toulouse-Lautrec, Steinlen etc). Seu quadro Ciencia y Caridad (Ciência e Caridade) recebe menção honrosa em Madrid. No outono é admitido no curso de pintura da Academia Real de San Fernando em Madrid.
1898 - Deixa a academia. Seu quadro Costumbres de Aragon (Hábitos de Aragão) recebe prémios em Madrid e Málaga.
1900 - Desenhos seus foram publicados na revista Joventut, revista de Barcelona. Vende três rascunhos a Berthe Weill.
1901 - Funda com Soler, em Madrid, a revista Arte Joven. O primeiro número é todo ilustrado por ele. Faz exposição de trabalhos em pastel no Salon Parés (Barcelona). Críticas elogiosas são publicadas em Pel y Ploma. Expõe no espaço Vollard em Paris. Crítica positiva é publicada em La Revue Blanche. Encontra Max Jacob e Gustave Coquiot. Tem início o período azul. Passa a assinar seus trabalhos simplesmente como "Picasso" anteriormente assinava "Pablo Ruiz y Picasso".
1902 - Expõe 30 trabalhos no espaço de Berthe Weill em Paris. Divide um quarto com Max Jacob no Boulevard Voltaire.
1904 - Instala-se em Paris. Final do período azul.
1905 - Compram algumas das suas pinturas. Início do período rosa. Começa a fazer esculturas e gravuras. Pinta Garçon à la pipe e Auto-retrato com capa, um dos seus quadros mais famosos.
1906 - Conhece Matisse que, juntamente com os fauves, chocara o público no Salão de Outono do ano anterior. Época de transição para esculturas.
Imagem:Les Demoiselles de Avignon.jpg1907 - Conhece Braque e Derain. Visita a exposição de Cézanne no Salão de Outono. Começa a fase cubista com o quadro Les Demoiselles d'Avignon.
1908 - Faz as primeiras paisagens claramente cubistas. Faz a primeira exposição na Alemanha (Galeria Thannhauser, Munique).
1910 - Florescimento do cubismo. Faz retratos de Vollard, Uhde, Kahnweiler.
1911 - Primeira exposição nos Estados Unidos (Galeria Photo-Secession, Nova York). Kahnweiler publica Saint Matorel, de Max Jacob, com ilustrações de Picasso.
1912 - Faz sua primeira exposição em Londres (Galeria Stafford, Londres). Expõe em Barcelona (Galeria Dalman). Dá início às colagens.
1913 - Morte do pai de Picasso em Barcelona. Inicia o cubismo sintético.
1915 - Faz retratos com desenhos realistas de Vollard e Max Jacob.
1917 - Vai a Roma com Cocteau para criar cenografia para o balé Parade, dirigido pelo grupo de Diaghilev, Os Balés Russos. Mantém contacto com o mundo do teatro. Encontra Stravinsky e Olga Koklova. Visita museus e vê arte antiga e do período do Renascimento. em Roma, Nápoles, Pompéia, e Florença. Passa o verão em Barcelona e Madrid.
1918 - Casa-se com Olga Koklova.
1919 - Vai a Londres e faz desenhos para Le Tricorne.
1920 - Faz cenários para Pulcinella, de Stravinsky. Surgem temas clássicos em seus trabalhos.
1921 - Nascimento de Paul ( seu 1º filho ) . Faz muitos desenhos da mãe com a criança. Faz cenário para o balé Cuadro Flamenco. Faz as duas versões de Os Três Músicos e Três Mulheres na Primavera, trabalho usando diversos estilos.
1924 - Faz cenários para o balé Le Mercure desenha a cortina para o Le Train Bleu. Dá início à série de grandes naturezas mortas.
1925 - Participa da primeira exposição dos surrealistas na Galeria Pierre em Paris. Além dos trabalhos clássicos, produz suas primeiras obras que apresentam uma violência contida.
1928 - Faz uma série de pequenas pinturas com cores vivas, com formas audaciosamente simplificadas. Dá início a um novo período em suas esculturas.
1930 - Adquire o Castelo de Boisgeloup, e nele monta seu estúdio de esculturas.
1931 - São publicados Le Chef-D'oeuvre Inconnu de Balzac (Vollard) e as Métamorphoses de Ovídio (Skira), ambos ilustrados com gravuras de Picasso.
1932 - Exposições retrospectivas em Paris (Galeria Georges Petit) e em Zurique (Kunsthaus). Um novo modelo, Marie-Thérèse Walter, começa a aparecer nas pinturas de Picasso.
1934 - Volta a pintar touradas.
1935 - Separação definitiva de Olga Koklova. Nascimento de Maia, filha de Marie-Thérèse Walter e do pintor.
1936 - Início da Guerra Civil Espanhola. Faz exposição itinerante pela Espanha. É nomeado director do Museu do Prado.
1937 - Edita gravura Sueño y Mentira de Franco (Sonho e Mentira de Franco) com texto satírico de sua própria autoria. Depois do ataque aéreo em Guernica ( em 28 de abril ) pinta o mural para o Pavilhão da República Espanhola ( Feira Mundial de Paris ).
1939 - Grande exposição retrospectiva é feita em Nova York (Museum of Modern Art). Morre a mãe de Picasso em Barcelona. Depois do início da Segunda Guerra Mundial, volta a Paris.
1941 - Escreve uma peça surrealista Desejo Pego pela Cauda. Começa a série Mulher na Poltrona.
1941 - Pinta o famoso quadro Dora Maar au chat.
1942 - Publicação de ilustrações com gravuras em água-tinta para o livro Histoire Naturelle de Buffon.
1945 - Exposição em Londres (VictoriaAlbert Museum). Volta a fazer litografias.
1946 - Dá início à série de pinturas que têm por tema a alegria de viver.
1947 - Nascimento do filho Claude. Faz litografias e começa a fazer cerâmica na fábrica Madoura.
1948 - Exposição de cerâmicas na Masion de la Pensée Française (Paris).
1949 - Nasce sua filha Paloma. Expõe trabalhos iniciados a partir do início da guerra na Maison de la Pensée Française. A Pomba de Picasso é usada em cartaz do Congresso pela Paz de Paris e se torna símbolo universal.
1951 - Expõe esculturas na Maison de la Pensée Française. Faz exposição retrospectiva em Tóquio. Pinta Massacre na Coréia.
1952 - Pinta Guerra e Paz em Vallauris.
1953 - Exposições retrospectivas em Lyon, Roma, Milão, São Paulo. Separa-se de Françoise Gilot.
1954 - Pinta a série Sylvette. Inicia uma série de estudos com base em As Mulheres de Argel, de Delacroix.
1955 - Morte de Olga Koklova, sua ex-mulher. Expõe no Musée des Arts Décoratifs e na Bibliotèque Nationale em Paris e na Alemanha.
1956 - Faz série de cenas de interiores de estúdios.
1957 - Exposição retrospectiva em Nova York. Faz série de estudos baseado em As Meninas, de Velázquez.
1958 - Pinta o mural do prédio da Unesco em Paris. Adquire o castelo de Vauvenargues, perto de Aix.
1959 - Expõe linóleos.
1960 - Explora temas com naturezas mortas e interiores de inspiração espanhola.
1961 - Faz estudos sobre Déjeuner sur l'herbe, de Manet. Casa-se com Jacqueline Roque.
1962 - Série sobre o tema "Rapto das Sabinas".
1963 - Série sobre o tema "O Pintor e seu Modelo".
1964 - Série sobre o tema "O Pintor e seu Cavalete".
1965 - Publicação de Sable Mouvant, de Pierre Reverdy com água-tintas de Picasso.
1966 - Seus 85 anos são comemorados com três exposições simultâneas em Paris.
1967 - São feitas exposições comemorativas em Londres e nos Estados Unidos. Ele volta a temas mitológicos.
1968 - A série integra 347 gravuras, a maioria com temas eróticos. Depois da morte de seu secretário e confidente Jaime Sabartés, ele doa sua série sobre As Meninas ao museu Picasso, de Barcelona.
1969 - Pinta 140 telas que são expostas no ano seguinte no Palais des Popes em Avignon.
1970 - Doa 2.000 telas a óleo e dese

Exposições Individuais

1992
São Paulo – São Paulo – Brasil – “Não toque, pintura viva”. Pablo Picasso (1992 : São Paulo, SP) – MAC/USP (SP)

Exposições Coletivas

1930
Recife – Pernambuco – Brasil – Exposition de l’École de Paris (1930 : Recife, PE) – Teatro de Santa Isabel
Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil – Exposition de l’École de Paris (1930 : Rio de Janeiro, RJ) – Palace Hotel (Rio de Janeiro, RJ)
São Paulo – São Paulo – Brasil – Exposition de l’École de Paris (1930 : São Paulo, SP) – Palacete da Glória (São Paulo, SP)

1960
São Paulo – São Paulo – Brasil – Coleção Leirner (1960 : São Paulo, SP) – Galeria de Artes das Folhas (São Paulo, SP)

1966
São Paulo – São Paulo – Brasil – 40 Gravuras Nacionais e Estrangeiras do Acervo do MAC (1966 : São Paulo, SP) – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (Butantã, São Paulo, SP)
Ribeirão Preto – São Paulo – Brasil – 40 Gravuras Nacionais e Estrangeiras do Acervo do MAC (1966 : Ribeirão Preto, SP) – Escola de Artes Plásticas de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto, SP)

1968
Piracicaba – São Paulo – Brasil – 40 Gravuras Nacionais e Estrangeiras do Acervo do MAC (1968 : Piracicaba, SP) – Universidade de São Paulo. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Piracicaba, SP)

1970
Penápolis – São Paulo – Brasil – 40 Gravuras Nacionais e Estrangeiras do Acervo do MAC (1970 : Penápolis, SP) – sem local de realização definido.
Olinda – Pernambuco – Brasil – 40 Gravuras Nacionais e Estrangeiras do Acervo do MAC (1970 : Olinda, PE) – Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (Olinda)

1973
Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil – 36 Artistas Estrangeiros: gravuras (1973 : Rio de Janeiro, RJ) – Galeria Bonino (Rio de Janeiro, RJ)

1982
Curitiba – Paraná – Brasil – Mostra Anual de Gravura Cidade de Curitiba (5. : 1982 : Curitiba, PR) – Casa da Gravura Solar do Barão (Curitiba, PR)

1988
São Paulo – São Paulo – Brasil – MAC 25 anos: destaques da coleção inicial (1988 : São Paulo, SP) – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (Ibirapuera, São Paulo, SP)

1992
São Paulo – São Paulo – Brasil – A Formação do olhar modernista (1992 : São Paulo, SP) – MAC/USP (SP)

1999
Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil – Picasso, Cubismo e América Latina (1999 : Porto Alegre, RS) – MARGS (Porto Alegre, RS)

2000
São Paulo – São Paulo – Brasil – O Papel da Arte (2000 : São Paulo, SP) – Galeria de Arte do Sesi (São Paulo, SP)

2002
São Paulo – São Paulo – Brasil – 22 e a Idéia do Moderno (2002 : São Paulo, SP) – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (Butantã, São Paulo, SP)
São Paulo – São Paulo – Brasil – No Tempo dos Modernistas: D. Olivia Penteado, a senhora das artes (2002 : São Paulo, SP) – Museu de Arte Brasileira (São Paulo, SP)
Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil – Arquipélagos: o universo plural do MAM (2002 : Rio de Janeiro, RJ) – Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro, RJ)

2003
São Paulo – São Paulo – Brasil – MAC USP 40 Anos: interfaces contemporâneas (2003 : São Paulo, SP) – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (Butantã, São Paulo, SP)
São Paulo – São Paulo – Brasil – Entre Aberto (2003 : São Paulo, SP) – Gravura Brasileira (São Paulo, SP)
São Paulo – São Paulo – Brasil – Arteconhecimento: 70 anos USP (2003 : São Paulo, SP) – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (Butantã, São Paulo, SP)
Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil – Autonomia do Desenho (2003 : Rio de Janeiro, RJ) – Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro, RJ)

2005
São Paulo – São Paulo – Brasil – Odorico Tavares: a minha casa baiana – sonhos e desejos de um colecionador (2005 : São Paulo, SP) – Galeria de Arte do Sesi (São Paulo, SP)
São Paulo – São Paulo – Brasil – Erotica: os sentidos na arte (2005: São Paulo, SP) – Centro Cultural Banco do Brasil (São Paulo, SP)
Curitiba – Paraná – Brasil – Odorico Tavares: a minha casa baiana – sonhos e desejos de um colecionador (2005 : Curitiba, PR) – Museu Oscar Niemeyer (Curitiba, PR)

2006
Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil – Erotica: os sentidos na arte (2006 : Rio de Janeiro, RJ) – Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro, RJ)
2008
São Paulo – São Paulo – Brasil – MAM 60 (2008 : São Paulo, SP) – Oca (São Paulo, SP)

2010
São Paulo – São Paulo – Brasil – sp-arte (6. : 2010 : São Paulo, SP) – Fundação Bienal (São Paulo, SP)
Fortaleza – Ceará – Brasil – De Picasso a Gary Hill (2010 : Fortaleza, CE) – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza, CE)

2011
Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil – É Assim Mesmo! (2011 : Rio de Janeiro, RJ) – Museu de Arte Moderna (Rio de Janeiro, RJ)
São Paulo – São Paulo – Brasil – Modernismos no Brasil (2011 : São Paulo, SP) – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (Ibirapuera, São Paulo, SP)

Fonte: Wikipedia

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