Home Escritoriodearte.com > Artistas > Georges Mathieu

Georges Mathieu

Georges Mathieu

OBRAS DO ARTISTA

Este artista não possui obras em nosso acervo.

Você possui uma obra deste artista e quer vender?

Após logar no site, clique em 'Avaliações' e envie sua obra.

BIOGRAFIA

Georges Mathieu (1921 - 2012)

Georges Mathieu nasceu em 27 de Janeiro em 1921 na Cidade de Boulogne-Sur-Mer, na França. Georges Mathieu depois de estudar ciências humanas, direito e filosofia na Universidade de Lille e obter licenciatura em Inglês, começou a pintar em 1942 e fez suas primeiras pinturas a óleo, tendo sido - como afirmou Marcel Brion em 1945 - um dos primeiros executores de uma pintura estruturada a partir dos conceitos informais da abstracção lírica. Mas ainda seria professor por alguns anos antes de embarcar em uma carreira artística.
Em 1947 estabeleceu-se em Paris, e em 1950 faz a primeira exposição individual em Paris e, dois anos depois, em Nova Iorque.
Ainda em 1950 ganhou fama internacional como um dos principais representantes do expressionismo abstrato. Na época, se tornou o primeiro artista francês a reagir violentamente contra a abstração geométrica. Passou a promover a abstração lírica em vários países, entre eles a Itália.
É em Paris, onde começou a expor seus trabalhos feitos com base manchas de cor espontâneos, mas a sua grande inovação foi a introdução de cursos deslumbrantes improvisações caligráficos que aparecem em suas pinturas desde o final de 1930.
Com um trabalho e uma personalidade extravagante, Georges Mathieu rapidamente se destacou no mundo da arte. Em 1959, depois de ter pintado em público telas enormes em tempo recorde, publica na revista L"Oeil um estudo intitulado &ldquoDe Aristóteles à Abstracção Lírica&rdquo, considerado por muitos como o verdadeiro manifesto do Tachismo, que se caracteriza pela espontaneidade de execução e pela utilização livre das formas plásticas, como os pontos e as manchas, e dos materiais brutos.

No fim dos anos 50, Georges Mathieu foi morar nos Estados Unidos. Nesse ponto da história, várias retrospectivas sobre o artista foram realizadas pela Europa, e ele visitou muitos outros países, entre eles o Brasil. A partir de 1962, começou a criar novas formas de joias, móveis e tapeçarias. Realizaria, ainda, esculturas monumentais, incluindo o complexo desportivo de Neuilly.
Dedicou-se também, nos anos 1960 e 1970, às artes gráficas, à arquitectura e ao design.
Georges Mathieu desenhou em 1974 uma moeda de dez francos, além de ter criado selos postais, posters para a empresa de aviação Air France, jóias, móveis e tapeçarias. Fez, também, o projeto arquitetónico de uma fábrica.
Mathieu foi um dos seus representantes máximos e defendia que tinha sido com esta nova estética, conseguida através do uso de uma técnica assente na velocidade de execução, se tinha conseguido obter a primeira grande revolução na arte depois do Renascimento.

O pintor francês foi por isso um dos pioneiros da pintura informal, na qual se considerava precursor de Wols e Pollock.
As obras de Georges Mathieu, membro da Academia de Belas Artes francesa desde 1975, estão expostas em vários museus do mundo.
Considerando a pintura como uma &ldquomanifestação pura de ser&rdquo puro e maior a velocidade com que o artista criou a sua obra, faz suas pinturas em show no desenvolvimento de grande escala criações, em público e em um tempo muito curto, antecipando assim fenômenos artísticos conhecidos sob os nomes de &ldquoacontecimento&rdquo e &ldquoaction painting&rdquo. Assim, no Bernhardt Sarah Teatro em Paris realizada uma imagem de três metros em menos de uma hora, e Tokyo outros quarenta pés em 20 minutos.
É característico da escolha do autor dos títulos de suas pinturas baseadas em batalhas e acontecimentos históricos da história da França, daí denominações como a morte de Filipe, o Ousado (1952), A Batalha de Bouvines (1954) e O Capetian onde quer que seja (1954).
Georges Mathieu falece no dia 10 de junho de 2012 aos 91 anos.

VEJA TAMBÉM

Ivan Serpa - Figura
Figura
Burle Marx - Sem Título
Sem Título
Salvador Dalí - Salvador Dali Pour LArt DAimer
Salvador Dali Pour LArt DAimer
Juarez Machado - Na Moda Short
Na Moda Short