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Francisco Rebolo


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OBRAS DO ARTISTA

 - Paisagem com Casario
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Paisagem com Casario

Técnica: óleo sobre tela
Data: 1963
Medida: 46 x 54 cm
Comentários: ass. inf. dir.
Carimbo da Retrospectiva "Rebolo", Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM-SP, Abril de 1973. Etiqueta da Retrospectiva "Rebolo 40 Anos de Arte", na Fundação Cultural do Distrito Federal - Brasília, Novembro de 1973.

Preço: Sob Consulta
 - Paisagem
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Paisagem

Técnica: óleo sobre tela
Data: 1973
Medida: 34 x 27 cm
Comentários: ass. inf. dir.

Preço: Sob Consulta
 - Paisagem
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Paisagem

Técnica: monotipia sobre papel
Data: 1964
Medida: 21 x 31,5 cm
Comentários:

Preço: Sob Consulta
 - Barcos na Represa
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Barcos na Represa

Técnica: óleo sobre cartão
Data: 1935
Medida: 22 x 32 cm
Comentários: ass. inf. dir.


Preço: Sob Consulta

Leilão de Artes Online

BIOGRAFIA

Francisco Rebolo (1902 - 1980)

Francisco Rebolo Gonsales (São Paulo SP 1902 - idem 1980)

Pintor e gravador.

Inicia seus estudos em artes na Escola Profissional Masculina do Brás, onde tem aula de desenho com o professor Barquita, entre 1915 e 1917. Aos 14 anos, trabalha como aprendiz de decorador de paredes. Paralelamente à sua atividade como decorador, atua como jogador de futebol, passando pela Associação Atlética São Bento, de 1917 a 1922, pelo Sport Club Corinthians Paulista, de 1922 a 1927, e pelo Clube Atlético Ypiranga, de 1927 a 1934. Em 1926, monta ateliê de decoração na Rua São Bento. A partir 1933, transfere seu ateliê para uma sala no Palacete Santa Helena, quando inicia-se na pintura. A partir de 1935, partilha seu ateliê com Mario Zanini (1907 - 1971). Posteriormente, outras salas do Palacete são transformadas em ateliês e ocupadas por vários pintores, entre eles Fulvio Pennacchi (1905 - 1992), Bonadei (1906 - 1974), Humberto Rosa (1908 - 1948), Clóvis Graciano (1907 - 1988), Alfredo Volpi (1896 - 1988), Rizzotti (1909 - 1972) e Manoel Martins (1911 - 1979). Mais tarde, este grupo de artistas passa a ser denominado Grupo Santa Helena. Rebolo desenvolve uma obra pautada na figuração, mas, a partir da década de 1950, esboça algumas experiências no abstracionismo e posteriormente no construtivismo. Em 1937, participa da formação do Sindicato dos Artistas Plásticos de São Paulo e integra a Família Artística Paulista - FAP. Em 1945, trabalha com outros artistas para a criação do Clube dos Artistas e Amigos da Arte (Clubinho), do qual é diretor por várias vezes. Com prêmio de viagem ao exterior, obtido no 3º Salão Nacional de Arte Moderna, embarca para a Europa em 1955. Em 1956, faz curso de restauração no Vaticano, participando da recuperação de uma obra de Raphael (1483 - 1520). A partir de 1959, incentivado por Marcelo Grassmann (1925), inicia uma série de experiências como gravador.

O menino e a carroça

O menino caminhava pelas ruas esburacadas do velho bairro do Morumbi, onde morava, numa chácara, em companhia de seus pais, imigrantes espanhóis que vieram ao Brasil em busca de um futuro melhor, mas viviam aqui a mesma miséria que deixaram do outro lado do Atlântico.

A preocupação tomava conta de sua mente, mas não a ponto de desorientá-lo. Na noite anterior, surpreendera os pais numa conversa sombria em que tentavam buscar uma solução para a crise financeira que, a esta altura, chegara a um ponto em que não havia dinheiro nem mais para atender as necessidades básicas da família.

Sentindo-se já um adulto, do alto de seus doze anos, o guri saiu de casa, sem avisar os pais e foi a busca de trabalho, qualquer coisa que os ajudasse a sair dessa situação aflitiva.

Nisto, passou por ele uma carroça, levando uma carga de tijolos e seus olhos brilharam:

«Vou seguir esta carroça. Onde ela parar, com certeza haverá trabalho.»

Com efeito, pouco mais adiante, o veículo parou diante de uma construção quase terminada, já em fase de acabamento.

«Que é que você sabe fazer?» perguntou-lhe o empreiteiro.

«Tudo!», respondeu ele com resolução.

Dava para perceber, à primeira vista que, exceto a boa vontade, a resposta era um exagero sem limites, mas o homem notou nele uma disposição que o impressionou. Deu-lhe uma lata de tinta e um pincel, experimentando sua habilidade na pintura de portas e venezianas.

Foi a primeira obra de Francisco Rebolo Gonzales, que mais tarde viria a tornar-se um referencial importante da pintura brasileira, um dos criadores do Grupo Santa Helena e incentivador de vários outros nomes, como Alfredo Volpi e Mário Zanini.

O talento do «baixinho»

Francisco Rebolo Gonzales nasceu em São Paulo no ano de 1902 e faleceu na mesma cidade em 1980. Ainda criança, enquanto cursava o primário, saia à cata de alguns «bicos», obtendo trocados, o suficiente para ajudá-lo nas despesas com os estudos.

Tinha 15 anos quando, após as primeiras experiências com a pintura de paredes, conseguiu um emprego efetivo como aprendiz de uma oficina de decoração, desenvolvendo o talento na ornamentação de igrejas e também de casas, onde era comum a pintura rococó, cheia de floreados e exageros.

Não acreditava, porém, que essa fosse sua arte e, na primeira oportunidade que surgiu, abraçou a carreira de jogador de futebol, entrando para o time do Corinthians, onde chegou a ganhar o Campeonado do Centenário da Independência do Brasil, em 1922.

Com 1,62m de altura, Rebolo foi um dos «baixinhos» que fizeram ou fazem furor no futebol, surgindo sempre de surpresa e desnorteando seus adversários com a rapidez dos movimentos e com a facilidade em se desvencilhar da marcação.

Como o futebol de antigamente, no peito e na raça, não dava para as despesas, o tempo livre era aproveitado para prosseguir no trabalho de decoração, que nunca abandonou, e que lhe foi o esteio, quando, em 1934, desligou-se do esporte para dedicar-se à pintura, montando um escritório na rua de São Bento.

O Grupo Santa Helena

Bem mais tarde, Rebolo associou-se a Alfredo Volpi, como ele, pintor de paredes, e alugou uma sala no Palacete Santa Helena, ao lado da Catedral de São Paulo, esta ainda em construção, na Praça da Sé.

Chamá-lo de palacete era um exagero. O prédio, de poucos andares, construído antes que o cimento armado tivesse chegado ao Brasil, abrigava um luxuoso cine-teatro, com palco, frisas camarotes e uma fina decoração que incluía esculturas e até um afresco pintado na abóboda central.

Mas, de há muito que aquele pedaço da cidade se deteriorara. A arte paulistana mudou-se para a Cinelândia, na esquina da Avenida Ipiranga e Avenida São João, levando também para o outro lado do Vale do Anhangabaú os escritórios e as lojas mais chiques. O Cine Santa Helena passou a exibir filmes de segunda categoria e as salas do prédio, sem interessados, passaram a ser alugadas pelo preço de alguns tostões.

Para os artistas plásticos incipientes, juntou-se a fome à vontade de comer. As salas eram amplas, em lugar silencioso, e distantes apenas um quarteirão da Escola Paulista de Belas Artes, permitindo um contato com alunos mais adiantados, e até com professores.

Entre os mestres, estava Paulo Rossi Osir, com formação totalmente européia, o qual não só ajudou a desenvolver o Grupo Santa Helena, como também montou um ateliê de decoração, o Osirarte, onde dava trabalho aos artistas participantes desse núcleo.

O Grupo Santa Helena, de que Rebolo era a peça principal, teve grande importância no desenvolvimento das artes, inclusive com a organização da Família Artística Paulista, que realizou uma série de coletivas, fazendo oposição aberta aos Salões de Maio, estes realizados por artistas melhor situados na vida, os quais se recusavam a abrir espaço para os artistas «operários».

Um reconhecimento que demora a chegar

Em 1944, Rebolo arrisca-se a fazer sua primeira individual na Livraria Brasiliense, mas, a despeito do sucesso, nesta e em outras exposições, somente dez anos após, em 1954, é que pode ser efetivamente notado, quando ganhou um prêmio de viagem à Europa, no 3º Salão Nacional de Arte Moderna.

Foi a grande oportunidade, bem aproveitada, para aperfeiçoamento de sua arte, numa turnê, em companhia da família, percorrendo Itália, Espanha, Alemanha, França, Áustria e Holanda, além de participar de um curso de restauração no Museu do Vaticano.

Sem perder a simplicidade, o Rebolo que retorna ao Brasil é outro, bem mais amadurecido. Sua pintura continua de linhas planas, formas reduzidas ao mínimo exigido na arte figurativa, mas nota-se uma técnica bem mais desenvolvida e menos ingênua.

Daí em diante, registra-se uma sucessão de exposições, de entrevistas e de encomendas. É a consagração, com a qual jamais sonhara mas que, ainda que tardia, chegou à sua vida.

Morumbi, o seu pedaço de terra

Ganhando não apenas status, como também uma condição financeira mais sólida, Rebolo pôde realizar um dos sonhos de sua vida. Construiu uma confortável casa no bairro do Morumbi, a cinqüenta metros da antiga chácara em que passou sua infância de privações.

Foi lá que veio a falecer, aos 79 anos de idade, no dia 10 de julho de 1980. A antiga vila de chacareiros já se tornara então um dos mais ricos e populosos bairros de São Paulo, o que não lhe tolheu os costumes do menino pobre, que ali nasceu e passou sua infância.

Sua filha, Lisbete Rute Rebolo Gonçalves, doutora em Museologia pela Universidade de São Paulo, tem se incumbido de preservar-lhe a memória. Foi diretora do Museu de Arte Contemporânea e Presidente da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte). Atualmente, encarrega-se de preparar as comemorações do Centenário de Rebolo, que devem realizar-se em 2002.

A garupa da Galatéia

Francisco Rebolo Gonzales, ex-jogador do Corinthians, meio espanhol, meio caboclo, em muito faz lembrar outro espanhol e corintiano, o folclórico ex-presidente do clube, Vicente Mateus. Como ele, passou a vida criando histórias em torno de si mesmo, algumas verdadeiras, descontado o exagero outras criadas por ele próprio, lançando uma névoa folclórica em torno de sua biografia.

Certa vez (ele jurava ser verdade), Rebolo foi, com sua moto Galatéia, buscar a pintora Djanira, que se achava em algum ponto de São Paulo, para levá-la na garupa até a casa do Morumbi.

Já próximos da residência, desabou um enorme temporal e as ruas, de terra batida, tornaram-se quase intransitáveis. Em um determinado ponto, Rebolo pediu a Djanira que saltasse por alguns momentos e ele mesmo, atolado no barro, empurrou o veículo pelo meio de um charco.

Vencido o obstáculo, subiu de novo na moto e seguiu viagem até sua casa, onde a esposa o recebeu com o maior espanto: «Mas, e a Djanira, onde está?»

Djanira havia ficado para trás dentro do charco e teve de completar a viagem a pé, no meio da lama.

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